Sábado, 02 de Julho de 2022

Pavilhão de Madeira

Existem novos protótipos de espaço arquitetônico que podem ser discutidos? Este é o ponto de partida deste projeto experimental. Texto: Divulgação | Fotos: LIU Songkai e LIN Arquitetura.

Existem novos protótipos de espaço arquitetônico que podem ser discutidos? Este é o ponto de partida deste projeto experimental. Este experimento espacial está localizado perto do rio, na área turística da ilha de Jiangxin, em Zhenjiang, província de Jiangsu. Neste projeto, os arquitetos abrem mão da consideração de elementos funcionais e passam a buscar palavras-chave que possam definir elementos espaciais no ambiente.

Depois de analisar o site, o design se concentra em três palavras-chave: ergonomia, proxemics e comportamental. A escala do comportamento humano é uma das preocupações deste projeto. A pesquisa sobre o comportamento de diferentes pessoas é um recurso de design muito bom para arquitetos. Ao observar e compreender o comportamento das pessoas, os designers podem descobrir todos os tipos de possibilidades do espaço.

O Conceito

Proxemics é um conceito desenvolvido pelo antropólogo da Universidade de Columbia, Edward T Hall, em seu livro, Hidden Scales. Neste projeto, os arquitetos aprofundam e estendem o conceito, aplicando-o à categoria de espaço físico, discutindo como o espaço íntimo, o espaço privado, o espaço social e o espaço público são definidos e projetados em diferentes escalas.

Falando em comportamento, na perspectiva dos arquitetos Yoshiharu Tsukamoto e Momoyo Kaijima, o humano, a natureza e a arquitetura são discutidos como um todo, pois o estudo deste caso não envolve a categoria de padrão de vida cotidiana urbana. Para tanto, a Behaviorologia de vários elementos do ambiente natural foi estudada e explorada. A brisa, o sol, o som das ondas, a garoa, a doce fragrância de osmanthus, afetando sentimentos, percepções, toque, audição, elementos visuais, são os materiais do nosso design. Através da pesquisa de palavras-chave, os arquitetos começaram a criar novas formas de espaço em resposta aos vários elementos de design que o cercavam.

O comportamento humano, como sentar-se, agachar-se, deitar-se, meditar, ouvir, espiar, vagar, ignorar e até mesmo encarar, é a forma do espaço. O ato da luz, o nascer do sol, o pôr do sol, a passagem da última luz, a chegada da lâmpada, a iluminação, é um diálogo entre espaço e tempo. O ambiente envolvente, a brisa do mar a roçar, o farfalhar das folhas, o chilrear das rãs, o canto das cigarras, é o meio de diálogo entre as pessoas e o espaço.

Sobre a arquitetura LIN

A arquitetura LIN é uma instituição de pesquisa e design de ponta na Ásia, dedicada à pesquisa espacial, design e educação. O campo criativo do estúdio abrange arquitetura, urbano, paisagismo, interior, plano, tecnologia interativa, comunicação cultural, educação em design e construção virtual. A mídia criativa inclui publicações, exposições, vídeos e outras artes de mídia.

Folha Técnica

Nome do projeto: Wood Pavilion #1 Experimento no protótipo espacial (I)

Empresa de design: LIN Architects (www.lin.archi) Contato de design (lin@lin.archi)

Localização do projeto: Zhenjiang, Jiangsu, China

Área: 50 m²

Ano: 2021, dezembro

Área do terreno: 160 m²

Arquitetos principais: Lin Lifeng, Chen Yuwei

Apoio à pesquisa de ensino e suporte de materiais: RAC Studio (www.racstudio.cn)

Orientação de construção: Shanghai Kangle Wood Structure Co., LTD

Consultores Técnicos: Shao Yinghong, Hu Hongman, Xie Gong

Proprietário e local: Aoya Design, Jiangxinzhou Wutao Village

Desenhos: Chen Yuwei, Chai Zongrui, Li Xueqing, Huo Yan, Huang Qiyue, etc

Participação no projeto e construção do site: Chai Zongrui, Li Xueqing, Huo Yan, Huang Qiyue, Zhong Yaoyao, Ren Yiyang, Chen Xiaochi, Chen Luyao, Yang Chenxuan, Wang Xuening, Zhang Zhen, Li Xiaomin, Zhu Xuanyi, Wu Yifan, Lu Zheyuan , MAO Dangran, Wen Sirui

Fotografias: Songkai e Lin Lifeng

Para mais informações, acesse lin.archi/

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 996543535
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Sábado, 02 de Julho de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752