Sábado, 10 de Dezembro de 2022

Patrimônio cultural da cidade São Paulo pode ser consultado através de mapa digital

Informações sobre as mais de 3.500 áreas tombadas da cidade estão disponíveis no principal mapa digital de São Paulo

Foto: Divulgação

Com o objetivo é facilitar o acesso e fomentar o conhecimento e exploração da cultura, memória e patrimônio histórico, a Prefeitura da cidade de São Paulo disponibilizou para consulta e download no Portal GeoSampa, o mapa digital da capital, com todo o patrimônio cultural da capital. Nele é possível acessar monumentos e acervos protegidos, além das mais de 3.500 áreas tombadas por legislação de preservação.

Na plataforma ainda é possível obter diversas informações, como o nome de um monumento, sua data de instalação e até o material usado na sua construção. Também está informado por quais órgãos os bens materiais e imateriais da cidade, bem como as suas respectivas áreas de cobertura, são reconhecidos: Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP), Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat) e/ou Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Os dados foram fornecidos pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC), que promoveu, nos dias 17 e 18 de agosto, a 5ª edição da Jornada do Patrimônio. O evento contou com um público de cerca de 250 mil pessoas.

Para consultar o mapa basta acessar o GeoSampa e ativar a camada “Patrimônio Cultural” no menu à direita, e aproveitar para conhecer melhor as grandes obras arquitetônicas espalhadas por São Paulo.

Compartilhar artigo:

Sábado, 10 de Dezembro de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752