Instalação na Place Graslin, em Nantes, convida o pedestre. Texto: Louise Trevisan. Imagens: Julien Lanoo e Martin Argyroglo
Inspirada na relação entre forma e equilíbrio estabelecida já no final do século XVIII pelo arquiteto Mathurin Crucy para o espaço, a VERSUS, nova instalação trazida pela TITAN para a Place Graslin, convida o pedestre à patinação ou, simplesmente, à contemplação.
O conceito explora a relação entre as proporções equilibradas do tecido histórico, as visões divergentes e a dinâmica social da cidade, proporcionando aos habitantes e visitantes do festival um novo espaço público e aberto.
Apresentando uma pista de patinação, esta estrutura provisória foi adaptada às irregularidades do solo e brinca com sua inclinação natural, dando à praça uma renovada sensação de centralidade e abrindo-a para a prática esportiva.
Medindo 38 m de diâmetro, a estrutura principal é feita de concreto branco pré-fabricado, enquanto a pista do rinque é feita de concreto branco derramado no local. Os espectadores podem sentar-se nos degraus do teatro – convenientemente transformados em arquibancadas – para uma partida ao ar livre. O público também pode sentar-se na orla da instalação, onde bancos convidam a todos a contemplar e descobrir a Place Graslin sob esta nova luz.
A VERSUS também inclui um serviço de empréstimo de patins.
.
Ficha Técnica
Arquitetura: TITAN
Ano: 2021
Local: Place Graslin, Nantes, França
Cliente: Le Voyage à Nantes
.