Terca-Feira, 07 de Dezembro de 2021

Passado e presente

O projeto do Atelier Barda procura responder às novas necessidades dos clientes sem deixar de lado as remanescentes do passado que acompanham a edificação.

Texto: Divulgação. Tradução e Adaptação do editor.

O Atelier Barda concluiu a Queen Mary Residence, um projeto de extensão dos fundos de uma casa histórica no bairro de Hampstead, em Montreal. O projeto envolveu a reforma de uma casa em estilo Tudor, construída em 1927, para torná-la mais adequada às necessidades de uma grande família.

No contexto de uma legislação regulatória muito restritiva, projetada para preservar as qualidades históricas do entorno, o Atelier Barda abraçou o desafio de encontrar um equilíbrio delicado entre o historicismo e as necessidades atuais. Os espaços comuns do interior da casa existente, embora antes bem adequados à sua época e ao seu ambiente externo, eram pequenos e muito divididos, restringindo assim o movimento aberto e limitando a penetração da luz natural. Além disso, a configuração existente ficou aquém do número de quartos exigidos pela família.

Revisitando o passado

O estúdio objetivava preservar o caráter histórico da casa, mas com uma nova transição dos elementos históricos para uma relação mais íntima entre a casa e seus habitantes.


Originalmente, o projeto das residências do bairro concentrava-se nas fachadas frontais do ambiente construído, com muito pouca ênfase no potencial de desenvolvimento da propriedade. Em consonância com essa intenção, o Atelier Barda respeitou e preservou os princípios de design da fachada frontal, fazendo apenas pequenas alterações, incluindo substituição de janelas e colunas renovadas.

Mexendo com a topografia

Para que o projeto capacitasse o cliente a assumir o controle da parte de trás da propriedade, em grande parte pouco explorada, o estúdio precisava resolver o paisagismo da propriedade, incluindo uma questão problemática de drenagem. No esforço de criar uma conexão mais direta e íntima entre o pátio traseiro e o piso térreo elevado da casa, a equipe optou por uma encosta que faz a transição de um terraço recém-construído para a área de jardim. Localizado no lado leste da casa, o novo terraço fica no topo de uma garagem recém-criada, e é semifechado em três lados, com uma abertura voltada para a parte de trás focalizando a atenção para o declive e a área do jardim traseiro.

Foto: François Olivier-Gouriou

Transições contemporâneas

A parte interna da extensão projetada se destacava por ser fluxo de contrastes, refletindo o charme histórico da casa e uma avanço na história da família. Elementos de design originais e quartos decorados com móveis antigos contrastam intencionalmente com o ambiente moderno da extensão, simbolicamente incorporando o crescimento pessoal dos habitantes da casa.

A cozinha e a área de jantar da casa foram transplantadas para a nova extensão, resultando em um espaço aberto muito contemporâneo. A luz natural ilumina a sala, infundida no espaço através de aberturas expansivas, bem como através da claraboia recém-criada.

Ficha técnica:

Local: Hampstead, Quebec, Canadá

Tipo de projeto: Reforma e extensão

Ano de conclusão: 2019

Edifício original: 1927

Área de intervenção: 121m²

Sobre o Atelier Barda:

Fundado em 2013 e com sede em Montreal, Quebec, Canadá, a experiência do Atelier Barda se estende além das fronteiras para abranger várias colaborações internacionais. O trabalho da empresa, incluindo seu forte foco em gerenciamento de projetos e experimentação, foi reconhecido por meio de vários prêmios da indústria no Canadá, Estados Unidos e Europa.

Para mais informações, acesse: https://atelierbarda.com/

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 3129-4382
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Terca-Feira, 07 de Dezembro de 2021
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752