Terca-Feira, 07 de Dezembro de 2021

Paisagem da memória

O restaurante Xu Ji une na arquitetura e design conceitos profundos que influenciam na interação com o ambiente. Texto: v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: Chuan He.

A Nanjing East Road, em Xangai, deixou de ser uma “caminho de jardim” lamacento e esburacado em um “gigante comercial”. Ao longo do século, o quarteirão foi ocupado por corridas de cavalos, canto e dança, comércio e outras atividades comerciais, enquanto o Restaurante Xu Ji, escondido, busca se tornar um ponto de êxtase de comércio e estética em um ambiente homogeneizado.

Caminhos

Caminhos, comportamentos e paisagens estão sendo novamente expressos no tema contínuo. A começar por um varanda muito comprida, o estabelecimento saúda os clientes que percorrem o jardim, ligando o espaço antes de chegar às “paisagens”.

A varanda gira e volta, e uma parede de vidro reflete vagamente o cenário da área do ponto zero, proporcionando uma pausa antes da acolhedora “paisagem primaveril do jardim”. Como princípio de observação do jardim, você pode desfrutar de sua variedade de paisagens movendo-se lentamente, passo a passo. Escondido atrás de algumas telas verticais, o banquete emerge lentamente na forma de materiais alimentícios nas prateleiras.

Comportamentos

A área pública convida os clientes a parar e desviar. A área de pedidos, a cozinha aberta e a área de frutos do mar formam três “paisagens” separadas ao longo da trilha. A área de pedidos é o maior atrativo e é um corpo funcional composto por escadas, uma garrafeira, um bar e um caixa. Ela floresce como a área central de reunião, ao mesmo tempo que serve como a personificação concentrada da paisagem comportamental.

O projeto da escada simula uma experiência de alpinismo, com uma plataforma de descanso no meio do caminho. Da plataforma, você pode apreciar a vista da área do saguão e seu ambiente em “estilo caverna cárstica”. As flores no centro mudam com as estações. No segundo andar, uma parede decorativa diagonal envolve a área de estar atrás do fogão, e os hóspedes podem descansar um pouco enquanto aguardam as refeições.

O design invisível das montanhas desperta a ressonância dos clientes e do espaço. Implícito, obscuro e inexprimível, ele invoca uma sensação de déjà vu. Para escapar da prisão da “forma figurativa”, “cena da vida” é adicionada à “paisagem”, despertando memórias de história e cultura.

Recordações

Além de satisfazer a estética e as avaliações do espaço, o designer se adapta ao local, ao grupo de clientes e à orientação de serviço, ao mesmo tempo que considera plenamente as necessidades de negócios e entretenimento do proprietário.

Uma tela de grãos de escama de peixe é usada para aumentar a privacidade e a riqueza do espaço, enquanto a iluminação amarela, cores metálicas e acabamentos brilhantes proporcionam o ambiente acolhedor do restaurante. O salão de banquetes lateral oferece acesso externo direto, devolvendo os clientes à entrada principal do restaurante. Uma linha circular mantém o espaço ativo, proporcionando a complementação e o preenchimento da memória.

A multidão forma a memória do espaço e o espaço remete à memória da cidade. O restaurante Xu Ji oferece uma pausa da agitação da cidade barulhenta e é um lugar para uma pausa tranquila e meditativa. A intenção era começar com um caminho tranquilo, permitindo que os hóspedes se movessem vagarosamente em direção ao restaurante. Enquanto os hóspedes desfrutam de suas refeições, eles também podem tirar um tempo para desfrutar de seu ambiente de lazer e animado.

Desenhos técnicos
Ficha técnica

Nome do Projeto: Shanghai Xu Ji Frutos do Mar (Nanjing East Road)

Área do Projeto: 1.200 m²

Data de conclusão: junho de 2021

Equipe interior: Jianyu Jiang, Yuanjun Dong, Feng Chen, Yue Yu

Design FF&E: Ting Lou, Qingyun Xia
Design: Yongliang Liu

Localização: Xangai, China

Seção de Construção de Projetos: Hangzhou Chenda Construction Project Co., Ltd

Fotógrafo: Chuan He

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 3129-4382
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Terca-Feira, 07 de Dezembro de 2021
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752