O prêmio público na categoria ‘Arquitetura para o Bem’ é concedido ao projeto National Teachers Colleges (NTC) Uganda. Texto: Divulgação | Fotos: Eppo Karsijns – Red Pixl Media

Na segunda-feira, 6 de junho de 2022, os vencedores do Architizer A+ Awards 2022 foram anunciados pela organização Architizer de Nova York. O prêmio público na categoria ‘Arquitetura para o Bem’ é concedido ao projeto National Teachers Colleges (NTC) Uganda. Consiste em uma reforma em grande escala do campus e novas instalações em 2 locais educacionais perto das cidades de Kaliro e Mubende, ambas em Uganda. O projeto de construção para aproximadamente 2.000 alunos, com 24 prédios renovados e 8 novos prédios, abrange alojamento para alunos e professores, prédios de salas de aula, cozinhas com eficiência energética, instalações esportivas, instalações de energia sustentável, sistemas de reciclagem de resíduos e instalações de produção de alimentos.

O representante nacional da Enabel, Tom Vanneste, disse que a iniciativa garantiu a criação de um ambiente de aprendizado mais seguro e propício para mais de 2.000 alunos e seus professores. O projeto foi realizado como parte de uma colaboração de joint venture entre Oubuntu Consulting, DASUDA e arquitetos bkvv. Os clientes deste projeto de grande escala são o Ministério da Educação e Esportes em Uganda e a Agência de Desenvolvimento da Bélgica. O projeto é financiado pelo governo belga.


O NTC faz parte de um ambicioso programa nacional para melhorar a educação em Uganda. A abordagem para o NTC é que os futuros professores se tornem exemplos de um Uganda melhor. Viver e aprender no campus NTC é um reflexo desse objetivo.
Prêmio Architizer A+
Os A+Awards celebram o trabalho extraordinário das melhores empresas do mundo, destacando o trabalho de arquitetos e designers pioneiros enquanto se esforçam para criar uma arquitetura que resistirá ao teste do tempo.


Das 5.000 inscrições recebidas de mais de 100 países, uma equipe de jurados respeitáveis nomeou cinco finalistas em cada categoria do prêmio. Os Vencedores da Escolha Popular foram premiados em várias categorias, com mais de 400.000 votos emitidos pelo público votante.

A categoria Architecture + for Good celebra projetos e arquitetos que usam suas habilidades e paixões para lidar com crises em colaboração com as comunidades. O projeto National Teachers Colleges Uganda será publicado na próxima edição de “The World’s Best Architecture”, um compêndio de capa dura publicado anualmente pela Monacelli Press.
National Teachers Colleges
O projeto das National Teachers Colleges começou em 2019. A construção foi concluída recentemente e os edifícios foram entregues durante uma cerimônia de inauguração bem concorrida em dezembro de 2021.

O Ministro de Estado e Embaixador da Bélgica assinaram o Manifesto para o Design Responsivo ao Clima durante a cerimônia de inauguração, sendo o NTC o primeiro projeto em Uganda reconhecido como um exemplo de boas práticas. O projeto está prestes a se tornar uma referência para desenvolvimentos institucionais no país. Possui espaços internos e externos, além de aplicações de tecnologia artesanal local. Também se concentra no aprimoramento do ambiente verde por meio de salvaguardas da biodiversidade local e proteção da água.


O NTC usa materiais disponíveis localmente, como bambu e tijolos de terra, que promovem a participação da comunidade. A arquitetura simples, mas agradável, otimiza a iluminação natural, ventilação e refrigeração passiva, resultando em espaços de conforto térmico com temperatura interna relativamente baixa. Ao mesmo tempo, apresenta baixo custo de manutenção, além de redução nos custos do projeto e do período de implantação. Não é necessário ar condicionado, pois todos os edifícios têm uma temperatura interna fria.

Folha Técnica
Localização: 2 locais educacionais perto das cidades de Kaliro e Mubende, Uganda.
Cliente: Ministério da Educação e Esportes em Uganda e Agência de Desenvolvimento da Bélgica. O projeto é financiado pelo governo belga.
Equipe de design: Robert van Kats, Dieter Blok, Sander van Veen, Sanne Eekel, Ichumar Humphrey, Charles Kironde, Nalikka Kasenge, Dickson Byamugisha.
Fotografias: Eppo Karsijns – Red Pixl Media
Fotografias aéreas: Nambasa Sabrina – Frame Media
Data de conclusão: dezembro de 2021
Tamanho: instalações 2.000 alunos, sendo 24 prédios reformados e 8 novos prédios.
Para mais informações, acesse:
https://architizer.com/projects/national-teachers-colleges-uganda/
https://winners.architizerawards.com/2022/Plus/concepts-12/architecture-for-good-4/