Domingo, 14 de Agosto de 2022

Oubuntu-DASUDA e BKVV Architects ganham o prêmio público Architizer A+ Awards 2022

O prêmio público na categoria ‘Arquitetura para o Bem’ é concedido ao projeto National Teachers Colleges (NTC) Uganda. Texto: Divulgação | Fotos: Eppo Karsijns – Red Pixl Media

Na segunda-feira, 6 de junho de 2022, os vencedores do Architizer A+ Awards 2022 foram anunciados pela organização Architizer de Nova York. O prêmio público na categoria ‘Arquitetura para o Bem’ é concedido ao projeto National Teachers Colleges (NTC) Uganda. Consiste em uma reforma em grande escala do campus e novas instalações em 2 locais educacionais perto das cidades de Kaliro e Mubende, ambas em Uganda. O projeto de construção para aproximadamente 2.000 alunos, com 24 prédios renovados e 8 novos prédios, abrange alojamento para alunos e professores, prédios de salas de aula, cozinhas com eficiência energética, instalações esportivas, instalações de energia sustentável, sistemas de reciclagem de resíduos e instalações de produção de alimentos.

O representante nacional da Enabel, Tom Vanneste, disse que a iniciativa garantiu a criação de um ambiente de aprendizado mais seguro e propício para mais de 2.000 alunos e seus professores. O projeto foi realizado como parte de uma colaboração de joint venture entre Oubuntu Consulting, DASUDA e arquitetos bkvv. Os clientes deste projeto de grande escala são o Ministério da Educação e Esportes em Uganda e a Agência de Desenvolvimento da Bélgica. O projeto é financiado pelo governo belga.

O NTC faz parte de um ambicioso programa nacional para melhorar a educação em Uganda. A abordagem para o NTC é que os futuros professores se tornem exemplos de um Uganda melhor. Viver e aprender no campus NTC é um reflexo desse objetivo.

Prêmio Architizer A+

Os A+Awards celebram o trabalho extraordinário das melhores empresas do mundo, destacando o trabalho de arquitetos e designers pioneiros enquanto se esforçam para criar uma arquitetura que resistirá ao teste do tempo.

Das 5.000 inscrições recebidas de mais de 100 países, uma equipe de jurados respeitáveis ​​nomeou cinco finalistas em cada categoria do prêmio. Os Vencedores da Escolha Popular foram premiados em várias categorias, com mais de 400.000 votos emitidos pelo público votante.

A categoria Architecture + for Good celebra projetos e arquitetos que usam suas habilidades e paixões para lidar com crises em colaboração com as comunidades. O projeto National Teachers Colleges Uganda será publicado na próxima edição de “The World’s Best Architecture”, um compêndio de capa dura publicado anualmente pela Monacelli Press.

National Teachers Colleges

O projeto das National Teachers Colleges começou em 2019. A construção foi concluída recentemente e os edifícios foram entregues durante uma cerimônia de inauguração bem concorrida em dezembro de 2021.

O Ministro de Estado e Embaixador da Bélgica assinaram o Manifesto para o Design Responsivo ao Clima durante a cerimônia de inauguração, sendo o NTC o primeiro projeto em Uganda reconhecido como um exemplo de boas práticas. O projeto está prestes a se tornar uma referência para desenvolvimentos institucionais no país. Possui espaços internos e externos, além de aplicações de tecnologia artesanal local. Também se concentra no aprimoramento do ambiente verde por meio de salvaguardas da biodiversidade local e proteção da água. 

O NTC usa materiais disponíveis localmente, como bambu e tijolos de terra, que promovem a participação da comunidade. A arquitetura simples, mas agradável, otimiza a iluminação natural, ventilação e refrigeração passiva, resultando em espaços de conforto térmico com temperatura interna relativamente baixa. Ao mesmo tempo, apresenta baixo custo de manutenção, além de redução nos custos do projeto e do período de implantação. Não é necessário ar condicionado, pois todos os edifícios têm uma temperatura interna fria.

Folha Técnica

Localização: 2 locais educacionais perto das cidades de Kaliro e Mubende, Uganda.
Cliente: Ministério da Educação e Esportes em Uganda e Agência de Desenvolvimento da Bélgica. O projeto é financiado pelo governo belga.
Equipe de design: Robert van Kats, Dieter Blok, Sander van Veen, Sanne Eekel, Ichumar Humphrey, Charles Kironde, Nalikka Kasenge, Dickson Byamugisha.
Fotografias: Eppo Karsijns – Red Pixl Media
Fotografias aéreas: Nambasa Sabrina – Frame Media
Data de conclusão: dezembro de 2021
Tamanho: instalações 2.000 alunos, sendo 24 prédios reformados e 8 novos prédios.

Para mais informações, acesse:

https://architizer.com/projects/national-teachers-colleges-uganda/

https://winners.architizerawards.com/2022/Plus/concepts-12/architecture-for-good-4/

www.bkvv.nl/

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 996543535
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Domingo, 14 de Agosto de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752