Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2023

O renascimento da arquitetura tradicional

Focando em edifícios tradicionais e os modernizando por meio de reparos e adições, um bom projeto pode mostrar, aos residentes e turistas estrangeiros, o mundo trazido por um design aliado à sustentabilidade contemporânea na manutenção perpetuação da cultura do sul de Fujian. Texto por v2com. Trdução: Louise Trevisan. Fotografia: AOGVISION; Kobe Photography Studio.

Esta casa está localizada na vila de Dazhai, distrito de Xiang’an, Xiamen. Com uma história de mais de 800 anos, a vila de Dazhai fica ao lado de montanhas e mares, em terreno plano e tornou-se um local de herança da cultura tradicional do sul de Fujian e local de encontro de casas tradicionais.

Hoje em dia, afetadas pela globalização e pela construção de cidades e culturas modernas, as casas tradicionais da vila de Dazhai estão desaparecendo a cada dia. A questão de como usar os edifícios antigos tradicionais como portadores das memórias rurais do sul de Fujian tornou-se um tópico de tempo e localidade a ser explorado pelo poder do design.

O sul de Fujian, localizado na costa sudeste da China, é o início da “Rota da Seda Marítima” na história e tem sido um importante centro de transporte marítimo desde os tempos antigos. A localização geográfica conveniente é propícia para intercâmbios de negócios com muitas regiões e países vizinhos, portanto, acumulou uma base econômica sólida e é profundamente influenciada por culturas estrangeiras. Consequentemente, a cultura do sul de Fujian é uma mistura da cultura agrícola tradicional chinesa e influências culturais estrangeiras. Esta rica e diversa conotação cultural também se reflete plenamente na sua arquitetura, com características regionais muito distintas.

Estes edifícios tradicionais, apesar de terem desabado em vários graus, são um típico representante das habitações tradicionais no sul de Fujian. As principais estruturas dos edifícios são em sua maioria molduras de madeira tradicionais chinesas, com fachadas feitas de tijolos e telhas vermelhas e telhados de estilo “Yingshan”.

Xiangyu Xiangyuan B & B é composto por duas partes, a antiga e a nova. A parte antiga é uma casa tradicional com uma história centenária que foi cuidadosamente transformada no espaço central de todo o edifício. A nova parte é um estilo arquitetônico contemporâneo composto de aço, vidro e tijolo. As peças novas e velhas colidem e se fundem, revelando o pensamento do designer sobre a transformação de antigos edifícios rurais e a regeneração de recursos abandonados.

Geometrias simples e puras foram construídas no local desabado para formar uma fusão com a arquitetura tradicional, conferindo ao edifício antigo suporte suficiente além de realçar a legibilidade do tradicional. Estruturas de aço apoiam a estrutura de madeira original e a fachada adota uma grande área de janelas do chão ao teto para atender aos requisitos de qualidade de luz do espaço interno.

O telhado tradicional contrasta fortemente com o vidro transparente, o que confere à casa tradicional uma expressão mais leve. Em termos de design de interiores, o projeto baseia-se em uma interpretação moderna dos materiais arquitetônicos tradicionais chineses e realiza o design de interiores de três edifícios centenários.

A madeira é o material mais usado no espaço Xiangyu Xiangyuan B&B para várias apresentações, como móveis, pisos e instalações. A atmosfera geral do espaço é destacada pelo redesenho e aplicação da pedra apresentando características sólidas e naturais. A porcelana é o material mais discreto de todo o espaço, escondida dentro de uma forma moderna, que expressa o respeito pelas edificações centenárias.

Ficha Técnica

Nome: Xiangyuxiangyuan Home Stay
Local: Dazhai Village, Xiamen, Província de Fujian
Cliente: Xiamen Xiangyu Group Corporation; Xiamen Xiangan Investment Group Co., Ltd
Arquiteto: Huang Zhiyong
Equipe: Lin Miao, Yang Jian, Wang Jiejie, Jiang Fangjun, Lin Yongfeng
Área: 1200 m²
Orçamento: 20.000 USD
ata de conclusão do projeto: julho de 2019
Fotógrafo: AOGVISION; Kobe Photography Studio

Compartilhar artigo:

Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2023
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752