Terca-Feira, 07 de Dezembro de 2021

O poder da simplicidade

Minimalista, rústico e inovador, são termos que definem esse projeto de interiores de um escritório que ocupa a cobertura de um edifício em Dubai. Texto: v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: Oculis Project.

Situado dentro de uma cobertura de 7.000 metros quadrados, ocupando os dois últimos andares de um edifício em frente ao Burj Khalifa no centro de Dubai, está o escritório da Imdad Corporate. Com vistas deslumbrantes da área do centro de Dubai, os escritórios foram projetados pela empresa de design de interiores VSHD, com sede na mesma cidade. O projeto apresenta um design minimalista que faz uso dos elementos arquitetônicos mais desafiadores do edifício, como seu topo triangular, adicionado mais caráter e profundidade ao espaço.

O uso da maior parte da estrutura original do espaço está alinhado com a filosofia e a forma de trabalho da empresa de design. A maioria dos elementos estruturais foram retidos em seu estado original cru e imperfeito, incluindo colunas estruturais de concreto e paredes de suporte de carga. Colunas inclinadas repetidas ao longo do parâmetro do espaço servem como ponto de partida para o design — o VSHD garantiu que eles permanecessem independentes, sem nada anexado.

As colunas foram então usadas como elementos escultóricos para aterrar os vários espaços dentro dos escritórios corporativos. O concreto foi usado como base, com revestimento de latão bruto, carvalho natural não manchado e piso agregado adicionado. O resultado é um espaço unido através das linhas genuínas, estrutura e materiais do espaço original, mas aprimorado através da renovação, do uso de novas matérias-primas e de um senso de colaboração e interação que une o espaço.

Os visitantes agora entram em um espaço colaborativo e interativo com foco em linhas e materiais simples. Durante todo o processo de design, a VSHD continuou a refletir sobre como o local de trabalho de hoje deve ser definido através da arquitetura e do design.

Como se consegue uma forte identidade corporativa com espaços escaláveis que também é esteticamente agradável? Líder em medicina estética na região, o escritório corporativo do Imdad deve servir de ponto de encontro para diversos profissionais e clientes. Além disso, a estrutura criada pela VSHD abrange um andar inteiro dedicado a plataformas online, desenvolvimento e mídias sociais — espaços que os designers achavam necessários para expressar uma sensação de liberdade e criatividade.

Uma luminária enorme e personalizada foi escolhida para iluminar o espaço, montada no teto e ocultando uma rede de serviços mecânicos e permitindo que a amplitude do espaço duplo fosse destacada. Móveis modulares foram selecionados por sua versatilidade e flexibilidade — mais uma vez, traços de caráter de inovação e criatividade.

Lousas em verde vintage foram incorporadas para proporcionar privacidade ao espaço aberto, onde diferentes equipes podem se reunir para colaborar e interagir. É importante ressaltar que todas as salas de reunião foram projetadas para serem escaláveis.

Os móveis foram selecionados para proporcionar uma sensação eclética, incluindo peças projetadas por designers modernos de meados do século, incluindo Pierre Jeanneret, Mies van der Rohe, Marcel Breuer, Gio Ponti, e muito mais. A colocação do mobiliário icônico dentro de uma estrutura que celebra o minimalismo e as matérias-primas ressalta a importância de projetar um ambiente convidativo e propício à criatividade e liberdade no local de trabalho.

O uso de materiais de alta qualidade e luz natural é primordial para o trabalho dos designers. Os tecidos que a empresa de design usou nos escritórios da Imdad focam no calor, conforto e resiliência, juntamente com os efeitos da luz natural fluindo através das janelas.

Neste design de escritório, a empresa utilizou todas as janelas disponíveis, garantindo que os ajustes de design proporcionassem áreas sem janelas com luz natural também. Onde a iluminação natural não era possível, luzes indiretas foram concebidas, projetadas e fabricadas para permitir um espaço de trabalho confortável que não é nem muito brilhante nem muito escuro.

O espaço de escritório resultante oferece aulas de funcionalidade e beleza minimalista, ao mesmo tempo em que inspira criatividade ousada entre funcionários e visitantes.

Dados do Projeto

Nome do Projeto: IMDAD

Localização: Dubai, Emirados Árabes Unidos

Área: 650 m2

Designer Líder: Rania M Hamed

Designer Sênior: Arianna Cardin

Gerente de Projetos: Bryan Miranda

Fotógrafo: Oculis Project

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 3129-4382
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Terca-Feira, 07 de Dezembro de 2021
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752