Quinta-Feira, 29 de Setembro de 2022

O Pátio no Cume

Um restaurante que cria um ambiente atraente e versátil que convida os hóspedes a prolongar a sua estadia do dia para a noite, desfrutando de uma experiência descontraída junto com as melhores vistas da cidade. Texto: v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: LGM Studio.

O famoso restaurante Ling Ling ocupa um espaço privilegiado na Cidade do México, no último andar de um dos arranha-céus mais altos da avenida Paseo de la Reforma. O seu conceito de design de interiores começou com a ideia de criar um espaço que lembrasse os grandes pátios e terraços característicos da arquitetura mexicana. Um dos maiores desafios na concepção do projeto foi como gerar a sensação de estar em um pátio no 56º andar.

A resposta foi uma abordagem formal e um processo de design usando elementos estruturais e métodos de construção para ajudar a desfocar a fronteira entre arquitetura e design de interiores. A ideia surgiu para criar um espaço de pé-direito triplo com estrutura de pórtico e vegetação exuberante.

Empregando uma extensa paleta de tons vegetais e luz como força motriz de todo o projeto, o restaurante se desdobra como um local cheio de personalidade e textura, tanto por dentro quanto por fora. Com isso em mente, cada espaço responde diretamente ao desejo de potencializar as vistas e experiências oferecidas.

Cercado por uma vegetação exuberante, o terraço se torna o verdadeiro coração do projeto, criando um ambiente difícil de imaginar no topo de um arranha-céu corporativo. Este espaço se beneficia da altura tripla e da localização de canto para surpreender os hóspedes com uma estrutura de átrio envidraçada que oferece vistas de 270° da cidade.

Em contrapartida, o salão interno e a sala de jantar são fechados dentro de uma estrutura abobadada construída com técnicas de estereotomia de madeira, destacada por iluminação suave e equipada com móveis construídos sob medida.

A abertura do cliente às ideias deu origem a um processo de design que incluiu a experimentação do logótipo da marca, resultando na criação de uma estrutura de madeira para o biombo do átrio principal. Este elemento é um exemplo de como o projeto arquitetônico pode se tornar parte da imagem da marca.

Desenhos Técnicos
Ficha técnica

Sordo Madaleno Architecture Leaders: Javier Sordo Madaleno Bringas, Javier Sordo Madaleno de Haro

Diretora de Design de Interiores: Fernanda Patiño

Gerente de Projetos: Gabriel Nieto

Equipe de Design: Paola Martínez, Ricardo Tovar, Nancy Becerra, Delfina Espina

Mídia e Marketing: Rosalba Rojas, Daniela Cruz

Área Construída: 1.000 m²

Data de Abertura: 2021

Estado: Construído

Local: Cidade do México, México.

Compartilhar artigo:

Quinta-Feira, 29 de Setembro de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752