Especialmente dentro dos lares, que se tornaram nossos refúgios, a busca pelo equilíbrio e harmonia se mostrou mais do que um desejo, virou uma necessidade . Essa é a ideia trazida pelos lançamentos 2021 da Roca Brasil Cerâmica e Incepa. Texto: Louise Trevisan. Imagens: Divulgação.
Capa: linha City, da Incepa.


O essencialismo é a tendência da década. O tempo é um novo luxo e a quantidade de informações é demasiada, aprendemos que é preciso dar valor ao que realmente importa. O novo minimalismo que entra em cena é uma junção das inspirações de cultura escandinava e japonesa: o Hygge e Dan-sha-ri aprendidos de forma assustada por nós durante a pandemia na necessidade de prezar o conforto e o bem-estar em casa.
A era das emoções e do feminino têm no home-decor e na arquitetura seus aliados perfeitos. O estado de plenitude, satisfação, momentos pessoais e o ócio criativo, valorizados e incentivados cada vez mais nos dias atuais, ganham sua expressão máxima nos ambientes e espaços de estar. O cuidado, força e empatia são traduzidos para o setor por meio de grandes formatos, texturas clássicas, delicadas e fortes.



Todas essas tendências, apresentadas no warm-up da Expo Revestir 2021, são trazidas na nova coleção da Roca Brasil Cerâmica e Incepa. Uma coleção de expressão forte, tons neutros e superformatos, onde o mármore se apresenta imponente e protagonista, assumindo sua beleza dentro do minimalismo e neutralidade. Também em alta, as texturas de concreto e os tons terrosos, permanentes das últimas tendências e coleções, evocam a conexão com as origens e o fazer manual.
Além da inovação tecnológica, os SuperFormatos vieram para atender a demandas que, até então, o mercado de revestimento nacional não supria. O formato 120 x 250 cm se assemelha ao pé-direito mais comum nas construções brasileiras, permitindo que se faça um revestimento de parede sem nenhuma junta horizontal. As lâminas e lastras SuperFormato também atendem ao mercado de mobiliário, seja na produção de um tampo e mesa, por exemplo, ou balcão de cozinha – isso porque elas possibilitam a criação de peças sem emenda, com uma espessura menor do que a que se teria com uma pedra natural. Além da praticidade, a resistência do material – especialmente ao manchamento – é uma enorme vantagem.



