O Apartamento Koa foge da normalidade evitando divisórias e com aberturas permitidas pelo vidro para construir um espaço amplamente aberto. Texto: V2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: Kyle Yu Fotografia.
Esta é uma casa atípica. É um espaço que reflete a vida de uma família urbana única em sua fase atual. Toda a área de 90m² está completamente aberta, com armários escondidos e uma faixa de janelas profundas cercadas em quatro lados. No centro, uma bancada de 3,5 metros é a âncora do espaço, servindo como uma mesa multifuncional.
As janelas rebaixadas recebem luz do norte constante durante o dia, e transição para quartos privados quando fechados à noite. O espaço sanitário e seus componentes são um jogo de volume geométrico e composição emoldurada.
A bancada e os móveis, com sua aparência abstrata, lembram laje de pedra, bloco de madeira e argila. Os arquitetos os trataram como peças escultóricas dentro do espaço. Não há uma divisão espacial definitiva dentro do espaço.
O dono é um jovem casal com uma criança e um recém-nascido. Seu desejo era ter um lar livre da norma, e é definido por sua noção de como eles desejam viver. Este é um trecho do resumo que eles apresentaram aos arquitetos:
“Nesta fase de nossas vidas, espaços para dormir, sentar, comer e atividades sanitárias podem ser despojados do essencial. Queremos ter mais espaço para nossos filhos correrem livremente, bem como ter uma grande mesa que todos possam reunir para passar um tempo juntos. Se possível, queremos viver em uma galeria moderna de tipos; simples, calmo e cheio de luz, em que os espaços são deixados à imaginação enquanto os enchemos de vida para os anos seguintes.”
Desenho Técnico
Ficha Técnica
Projeto: Koa Apartment
Localização: Taipei, Taiwan
Conclusão: 2020
Empresa de Design: Marty Chou Architecture
Fotografia: Kyle Yu Fotografia