Terca-Feira, 27 de Setembro de 2022

O ambiente do pão

A nova franquia da padaria Mi Pan na cidade do México se mostra um espaço de experiência que abraça os sentidos dos clientes. Texto: v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos:  Juan Pablo Tavera e  Jose Miguel Gonzalez.

As visitas à padaria ficam na memória de todos os mexicanos. O cheiro do pão fresco, a companhia dessa pessoa querida que lhe abre a porta e lhe entrega uma pinça para escolher a sua peça de pão preferida. Um mundo tão grande que não cabe em uma única bandeja e precisa ser visitado regularmente. Um mundo que te acompanha na escola ou no trabalho em forma de “bolillo” (pão francês), ou naquela “concha”, o pão doce típico da cozinha mexicana, que você curte com o seu avô tomando chocolate quente.


Com mais de 40 anos, o Mi Pan chegou a milhares de famílias mexicanas, quebrando barreiras entre gerações e cozinhando para todos. Neste projeto, procuramos destacar o pão artesanal acabado de fazer. Homenageamos todos os confeiteiros que conseguem criar peças únicas com as mesmas bases e um toque de criatividade.


O conceito de Mi Pan vem do coração, da cozinha. Lá experimentamos a magia e o talento dos padeiros que, peça por peça, moldam os pães. As bandejas são usadas durante todo o processo, para refletir a frescura do produto que as incorporamos na loja e as usamos como material.” diz Alejandro Peña.


Do forno para a sua mesa. A bandeja é usada como acabamento no espaço para vincular o processo com a experiência de compra. Com isso é possível dar uma aparência única, divertida e ordenada. Estas bandejas não servem apenas como elemento decorativo, mas também servem de base para dar ordem ao pão em exibição. O teto da bandeja ajuda a diminuir a escala do local e torná-lo mais acolhedor. Acende e funciona como difusor da iluminação ambiente que é acompanhada de spots para o produto.


A marca foi trabalhada em colaboração com a Firmalt, onde através de rótulos e comunicação tradicionais se projeta o amor com que cada peça é feita. O percurso da loja de 175m² é claro, o acesso lateral pela zona de consumo permite chegar ao centro do espaço onde o percurso começa com a seleção do pão e termina no caixa.

Saindo da loja a magia continua, um bolo infantil, para “quinceañera”, uma festa tradicional no México feita para as meninas na festa de debudante ou de casamento, marca momentos inesquecíveis na nossa memória. A “rosca de reyes” (pão típico da cozinha mexicana para o Dia de Reis) que é compartilhado em família e o “pan de muertos”, um pão típico da cozinha mexicana para o Dia dos Mortos em forma de caveira, com que são honrados os que já não estão vivos.

Desenhos Técnicos
Ficha técnica

Nome oficial do projeto: Mi Pan

Localização: Cidade do México, México

Cliente: Mi Pan
Art Direção: Alejandro Peña Villarreal

Arquitetos/designers
Alejandro Peña Villarreal (Arquiteto Chefe)
Ana Rebeca Mata (Arquiteto)

Maio Cisneros (Design Industrial)

José María Cuevas (Arquiteto)

Gerente de Projetos: Alejandro Peña Villarreal

Colaboradores
Firmal (Marca)
Manuel Llaguno

Ingrid Parizot

Agustín Guzmán

Maria Fernanda García

Paulina Zaragoza

Rafaella Tafich

Design de móveis de aço

(Alejandro Peña, Gonzalo Baxter y Los Patrones)

Alejandro Peña Villarreal (Concéntrico)

Gonzalo Baxter (Gonzalo Baxter Design)

Adrián Marfil (Los Patrones)

Rodrigo Cavazos (Los Patrones)

Pamela Alvarez (Los Patrones)

Juan M García (Los Patrones)

Fornecedores
De Cerâmica – Ft Mosaics
Terrazo Floor – Mosaicos Mexicanos
Bandejas – La Ideal

Setor de projetos: varejo

Data de conclusão do projeto: fevereiro de 2020

Fotógrafo:
Apertura Studio (Fotografia Arquitetônica)

jPark Studio (Fotografia Arquitetônica)

Compartilhar artigo:

Terca-Feira, 27 de Setembro de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752