Quinta-Feira, 29 de Setembro de 2022

Novo Suprematismo

Maxim Kashin, um estúdio de design de interiores e arquitetura que cria a simbiose da geometria do espaço e do funcionalismo, revela uma instalação que oferece um vislumbre do futuro através da geometria do Novo Suprematismo. Texto: v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: Dmitry Chebanenko.

Combinando em reflexão infinita, um padrão geométrico e simples figuras geométricas espelhadas proporcionam a imersão em um mundo sem fim nem objetivo, formado por pura geometria linear que abre um novo espaço tridimensional suprematista.

A ideia do Suprematismo baseia-se na superioridade da geometria pura e da cor sobre o ideias estabelecidas sobre forma e espaço”, explica Maxim Kashin. “Formas quadradas e elementares, como círculos, linhas e cruzes, formam a base das composições suprematistas.

Uma nova leitura dos fundamentos da ideologia do Suprematismo concentra-se no entrelaçamento de figuras lineares e na criação de um padrão suprematista sem fim. Conceitualmente, a instalação apresenta um espaço infinito através de dois quadrados pretos, criados pela re-reflexão de um padrão e volumes geométricos simples nas paredes espelhadas, com referência às composições lineares suprematistas. A composição entre os dois espaços refletidos representa, portanto, a saída da leitura moderna da geometria do suprematismo em volume.

A instalação assume a forma de um volume retangular, com planos de espelho quadrantes localizados em frente um do outro. A reflexão interminável deste último identifica a base da vanguarda russa do início do século XX – o quadrado preto. Esse efeito é conhecido como Mise en abyme, ou princípio do aninhamento de bonecas – uma técnica artística recursiva conhecida como “imagem em uma imagem”.

Paralelepípedos de espelhos localizados no espaço entre dois espelhos fornecem uma interpretação tridimensional das composições suprematistas de Kazimir Malevich, estendendo a conexão entre o infinito e a forma suprematista. Um padrão geométrico identifica o infinito no plano, definindo a dinâmica e destacando a influência das linhas na percepção de formas e volumes geométricos simples.

Ficha técnica

Nome do Projeto: Novo Suprematismo

Local: Moscou, Rússia

50 m²

Datas de projeto/conclusão: 01/2022 – 03/2021

Parceiros/Cliente: UMA (União dos Arquitetos de Moscou)

Arquiteto/Ideologia: Maxim Kashin

Artista 3D: Arina Krisanova

Designers: Daria Sosnovskaya, Ulyana Poslavskaya

Fotógrafo: Dmitry Chebanenko

Compartilhar artigo:

Quinta-Feira, 29 de Setembro de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752