Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2023

Novo Portal da Mantiqueira

Desenvolvida pela The Nature Conservancy, a plataforma gerenciará registro de dados e geração de relatórios sobre áreas de conservação e restauração dos mais de 400 municípios da Serra da Mantiqueira.

As principais informações territoriais, como hidrografia, áreas de preservação permanente, dados sobre o CAR (Cadastro Ambiental Rural) e uso e cobertura do solo dos mais de 400 municípios que integram o Plano Conservador da Mantiqueira estarão disponíveis gratuitamente no Portal da Mantiqueira, uma ferramenta geoespacial de gestão e monitoramento de programas e projetos de restauração na região.

Desenvolvido pela The Nature Conservancy (TNC), organização não governamental que trabalha em escala global para a conservação do meio ambiente, a plataforma pretende auxiliar na tomada de decisão no que se refere a ações de restauração florestal e conservação.

A plataforma será alimentada pelos gestores municipais e parceiros, que poderão inserir informações sobre áreas disponíveis para restauração e conservação, assim como o status dessas atividades nos municípios, facilitando a identificação e o engajamento de organizações parceiras interessadas em restaurar e conservar suas propriedades. O portal também auxiliará técnicos municipais na gestão territorial, já que reunirá de maneira organizada dados espaciais de diversas instituições municipais e organizações que integram o Plano Conservador da Mantiqueira . Por meio da gestão dessas informações será possível acessar gráficos e extrair relatórios de dados.

A plataforma terá um espaço reservado para a inserção de dados, de acesso exclusivo de parceiros e produtores pertencentes ao Plano Conservador da Mantiqueira, e outro de acesso livre, no qual as pessoas que tiverem interesse poderão acompanhar as informações geradas pela plataforma.

A TNC conta com alguns parceiros para a elaboração desse projeto: o MapBiomas ajuda com os dados geoespaciais; a Lastrop auxilia com métodos e aplicações de restauração; a Universidade Federal do ABC (UFABC) trabalha com métodos e aplicações em ecologia de paisagem; e o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica faz a governança da restauração.

Compartilhar artigo:

Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2023
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752