Foi-se o tempo em que escolas e ambientes corporativos pediam por mobiliários formais e fixos. Cada vez mais em alta, o conceito de flexibilidade passou a traduzir a necessidade de uma sociedade dinâmica, que preza por espaços colaborativos e estimulantes. Pensando nisso, a arquiteta Luciana Sobral e o designer José Machado, à frente da Novidário, levam para a SP-Arte Viewing Room, entre 24 e 30 de agosto de 2020, a premiada linha Jataí, desenvolvida para a Maqmóveis especialmente para escolas, escritórios e espaços de trabalho.

Multifuncionais, as peças seguem os princípios de qualidade, mobilidade e customização, surgindo para atender à crescente demanda por ambientes colaborativos. Seu nome faz referência a uma espécie de abelha brasileira, conhecida por trabalhar em grupo e não possuir ferrão, sendo inofensiva. “Elas são exemplo quando pensamos em trabalho colaborativo, por isso uma bela inspiração”, aponta Luciana Sobral, fundadora da marca.

Com traços limpos desenhados para atender do ensino infantil ao adulto, a coleção Jataí conta com diversas soluções para ambientes colaborativos. “Acreditamos que um mobiliário pode fazer toda a diferença na rotina de estudos e trabalho. Uma peça deve ser inclusiva, confortável e oferecer autonomia e segurança para quem a usa, se adaptando a diversas necessidades”, afirma Luciana Sobral. São cadeiras, mesas, carrinhos, estantes, banquetas, sofás e outras peças, compondo uma linha completa que atende a diversas propostas de organização e uso dos espaços. “A organização do ambiente de trabalho e estudo é essencial, mas não deve ser rígida. Por isso, nossas peças propõem um layout flexível, que pode facilmente ser alterado”, reforça o designer José Machado.

Todas as peças são desenvolvidas com tubo de aço carbono, que recebe acabamento em pintura eletrostática de alta resistência e durabilidade. Os tampos, por sua vez, são de chapas de compensado laminado de madeira maciça revestidas de laminado melamínico. Os estofados são confeccionados com espuma de alta densidade e alternativas de tecido 100% poliéster em diversas cores. “Mais do que estética, nosso mobiliário garante ergonomia e funcionalidade. É confortável mesmo para um ambiente escolar, em que a criança se remexe e brinca”, explica o designer.

Apresentada durante a SP-Arte Viewing Room, a cadeira Jataí é o carro-chefe da vasta coleção. Menção Honrosa do Prêmio Museu da Casa Brasileira em 2018 e vencedora da categoria Desafio da Tecnologia Embutida, do Prêmio Salão Design 2020, ela reúne base, assento e prancheta que giram de forma independente, adaptando facilmente a peça para destros e canhotos. O mecanismo triplo também permite o posicionamento frontal ou lateral da prancheta e o tubo, em sua base, garante apoio para os pés para pessoas de diferentes alturas.

Pela primeira vez com edição online, a SP-Arte Viewing Room ocorrerá dos dias 24 a 30 de agosto, reunindo obras de arte moderna e contemporânea e peças de design, apresentadas por mais de 130 galerias renomadas. “Foi uma honra recebermos o convite da Fernanda Feitosa e vamos apresentar esse conceito colaborativo que tem a linha Jataí, bem-vinda em ambientes escolares, escritórios e diferentes lugares de encontro e de discussão, necessidade dos novos tempos, especialmente pós-Covid-19”, acredita Luciana Sobral.

Serviço

SP-Arte Viewing Room
De 24 a 30 de agosto de 2020
www.sp-arte.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.