Cobertura translúcida sobre estrutura de aço revela as mudanças de cor do céu. Ao crepúsculo, o projeto de luminotécnica se revela como a vedete do terraço gourmet. Fotos: Nathalie Artaxo

Típico terraço de cobertura de edifício residencial em São Paulo, o espaço que recebeu área gourmet e repaginação da piscina fica no bairro de Moema. Sem muitas possibilidades de uso, a área de 80 metros quadrados não tinha cobertura. O desafio colocado aos profissionais da Macro Arquitetos era o de transformar aquele grande vazio num espaço de permanência agradável, com área de churrasqueira.
“O espaço inicial era um terraço vazio com piscina, exatamente como a construtora havia entregue, sem muitas possibilidades de uso, pois não havia cobertura e nem área de churrasqueira. A solicitação do cliente foi ter um espaço para receber amigos à noite e aos finais de semana, com uma pegada descontraída e contemporânea que tivesse elementos rústicos e aconchegantes. As exigências eram ter um espaço coberto para proteger da chuva e vento, mas que mantivesse a iluminação e a vista privilegiada da cobertura”, conta Carlos Duarte, responsável pelo projeto.
Para atender a necessidades dos clientes, a solução foi determinar uma área a ser coberta para receber a cozinha, a churrasqueira e o estar. A estrutura adotada foi de aço com acabamento corten com vedação em vidro, com aplicação em película para proteger do sol. Para criar barreiras para o vento foram desenhadas janelas laterais com possibilidade de aberturas total.
“Além do fechamento lateral, adotamos como uma exigência estrutural e de conforto pontos de abertura permanentes superiores, entre o fechamento lateral e a cobertura, para garantir a ventilação do local independente do fechamento lateral de vidro que estivesse sendo utilizado”, explica Duarte.
O local é totalmente aberto, mas ao mesmo tempo é fechado e protegido. É um projeto que tem viés contemplativo. A cobertura translúcida permite acompanhar a mudança da paisagem, que também entra como elemento visual do projeto. Como as vedações são todas de vidro o ambiente sempre está em constante alteração. O clima, a cidade, fazem fundo e interagem com o ambiente.
O espaço gourmet
Uma grande bancada ao longo do guarda-corpo atende a churrasqueira, bar e cozinha. O cooktop na ilha integra a área de estar e da cozinha com banquetas de apoio frontal. Em frente à ilha, foi pensada uma mesa de apoio para refeições que tivesse possibilidade de ser movimentada ou recolhida, dependendo da ocasião. Lateralmente à mesa foi disposto um grande banco de madeira que serve como estar e ajuda a dar fundo ao ambiente.

A piscina
“Na área da piscina usamos um deck de material ecológico para evitar a necessidade de manutenção recorrente. Para bloquear as rajadas de vento, foi realizado um fechamento de vidro fixo sutil na lateral que bloqueia a corrente direta, mantendo a ventilação por cima”, detalha Duarte. Como a área gourmet está numa cota mais baixa que o deck da piscina, a solução foi criar um jardim vertical emoldurado por um grande quadro de aço, no mesmo acabamento de corten utilizado na estrutura da cobertura, com detalhes de iluminação indireta.

Os materiais
Os arquitetos optaram por utilizar materiais que tivessem fácil manutenção, com identidade natural e rústica, sem perder o toque contemporâneo. A estrutura metálica de aço foi a protagonista e o ponto de partida na escolha e definição dos materiais deste projeto. O acabamento de corten, que dá o aspecto enferrujado, ajuda a tirar a sensação de frieza do material metálico e ambientar o espaço para uma área mais rústica.
Na área do gourmet, na cota mais baixa, optou-se por revestimento de porcelanato com visual de cimento queimado para contrastar com a bancada clara de material sintético. A marcenaria recebeu acabamento de lâminas de freijó para garantir o visual natural e contrastar com os materiais claros da bancada e do piso.
O banheiro de apoio
Ao lado da piscina há um banheiro com dois acessos, sendo um pela piscina e o outro por dentro do home-theater. Todo o banheiro foi pensado na paleta de cores preta e branco. Nas paredes e no piso foi usado o revestimento de pastilha hexagonal branca com rejunte cinza-chumbo. A bancada é de granito São Gabriel Escovado Acetinado, com cuba esculpida que leva o mesmo material. Todos os metais e acessórios são preto fosco, seguindo a lógica da paleta PB e contraste.

Projeto de iluminação
Com a cobertura translúcida, o projeto de iluminação da cobertura foi um grande desafio. Entregue à equipe do LabLuz, com interface da arquiteta Nicole Gomes, o espaço ganhou outra dimensão depois do investimento na luminotécnica. “O espaço inicial era um terraço com piscina, sem muito uso. A proposta dos arquitetos da Macro era fazer uma área de lazer com integração entre piscina com área gourmet e a iluminação adequada foi uma preocupação que se mostrou desde o princípio”, conta Nicole.
“Como teríamos um jardim vertical em destaque, nosso ponto de partida foi valorizá-lo com uma iluminação indireta. Bem diferente do que se vê normalmente, instalamos no local luminárias embutidas com efeito “up light”, com foco na vegetação. Queríamos um efeito indireto e fluído, que valorizasse o jardim como um todo”, explica a arquiteta. A cobertura de vidro que abraça a área gourmet deveria ser igualmente impressionante à noite. A solução foi fixar spots na lateral das vigas metálicas na cor aço corten, para ficar mais discreto.
Dados da obra
Localização: São Paulo, SP
Área: 80 m²
Projeto: 2016
Ano de conclusão: 2017
Ficha Técnica
Arquitetura: Macro Arquitetos
Luminotécnica: LabLuz — Arquiteta Nicole Gomes
Estrutura metálica: Engenheiro Augusto Tiezzi
Fornecedores
Banheiro
Bancada pia: Granito São Gabriel Escovado Acetinado |ACA Mármores
Gabinete: GC Moveis Planejados
Piso: Portobello
Metais: Deca
Área Gourmet
Estrutura metálica: PlanMetal
Fechamento de vidro: Baldoíno Vidros
Piso: Portobello
Banquetas: Fernando Jaeger
Cadeiras: Tok Stok modelo
Coifa: Construflama
Banco de madeira e almofadas: Espaço Til
Piscina
Revestimento: Portobello
Deck: Rewood Chuveiro: SDR Tubular | Marol
Matéria reproduzida da Revista aU edição 284