Uma cabine de navio foi uma inspiração importante evocada pela superfície da água próxima, tudo nesta pequena sala está praticamente organizado, usando literalmente cada centímetro do espaço. Texto: Divulgação | Fotos: BoysPlayNice
A pequena casa, escondida com tábuas de lariço queimadas pelo sol, localizada na vegetação acima da barragem de Vranov, oferece um espaço interior surpreendentemente grande. Não só a família do proprietário, mas também os visitantes podem se divertir. Ele oferece muito espaço para reuniões noturnas, bem como para dormir.
Existem espaços de armazenamento discretos em todos os cantos da casa e tudo tem seu lugar como na cabine de um navio. O interior da casa está interligado, mas ao mesmo tempo o sótão proporciona muita privacidade. O interior cercado por madeira de abeto oferece um refúgio aconchegante, enquanto grandes painéis de vidro têm vista para a superfície da água de tirar o fôlego.
No início, havia um legado – o investidor adquiriu de seu avô uma pequena cabana na margem da barragem de Vranov. Ele abordou Prodesi / Domesi com uma tarefa específica – ele queria uma casa de madeira construída sobre as fundações existentes, que tivesse tudo o que os modernos edifícios de madeira permitem e que se tornasse um refúgio confortável para sua família nos fins de semana e feriados. Os arquitetos tiveram que lidar com o terreno florestal e também com a planta da casa original, a qual tiveram de respeitar durante a construção da nova construção de madeira.
Como diz a arquiteta Klára Vratislavová: “A construção da casa andou de mãos dadas com o design de seus interiores, para que pudéssemos aproveitar cada centímetro de espaço que a casa do avô original reservou para nós”.Por último, conseguiram encaixar num local tão pequeno com as dimensões de 5 x 8,5 ma sala de jantar, sala de estar com uma vista notável ao nível da água, amplo hall de entrada com bancada para mudar de fraldas, casa de banho, WC separado, despensa e despensa.
No andar de cima, eles criaram um quarto maior e menor e um camarim. “Fizemos uma abordagem inversa ao projetar o andar de cima. Primeiro criamos os espaços necessários para os quartos e depois “cortamos” a parte excedente do telhado, para que a casa ficasse o mais pequena possível. Nosso objetivo era projetar um edifício que se integrasse humildemente na encosta verde acima da água, com chalés antigos, em sua maioria modestos ”, acrescenta Klára Vratislavová.
Uma cabine de navio foi uma inspiração importante evocada pela superfície da água próxima, especialmente ao projetar o interior – tudo nesta pequena sala está praticamente organizado, usando literalmente cada centímetro do espaço. O contraste entre o exterior e o interior também é impressionante. Do lado de fora, a casa é puramente funcional e modesta quanto ao material utilizado. Em contraste, por dentro é moderno, espaçoso e pensado ao último detalhe.
Folha Técnica
Estúdio: Prodesi / Domesi
Autor: Klára Vratislavová, arquiteto-chefe, designer de interiores; Pavel Horák, arquiteto-chefe
Equipe de design: Jan Švarc
Localização do projeto: Vranov nad Dyjí
País do projeto: República Checa
Ano de conclusão: 2021
Área construída: 43 m²
Área útil de uso: 65 m²
Colaborador: Construtora: Domesi
Para mais informações, acesse: