Convenientemente localizada no nível da rua do Dubai International Financial Center (DIFC), Orijins, uma nova cafeteria elegante projetada pela empresa de design de interiores VSHD, com sede em Dubai, se inspira nas belas imperfeições encontradas na natureza. Texto: v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: Oculis Project.


Simplista em forma, e rico em textura e materiais, o design do café mostra a beleza que pode ser encontrada em um espaço minimalista de gesso e tons cremosos opacos, que tomam emprestado suas cores suaves de elementos naturais como areia, conchas, pedra e madeira. Na ausência de um rico uso da decoração, os visitantes são, em vez disso, motivados pelas formas que dão vida ao espaço, como os volumes curvos no teto, que proporcionam uma sensação de calma e aterramento.
O espaço exibe uma rica amálgama de contrastes: os grandes blocos de pedras irregulares, os móveis metálicos leves e finos, os elementos sutis curvilíneos e as cores mudas(Muted colors). Destaque para a cafeteria feita de blocos sólidos de diferentes tipos de mármore. Sua forma lindamente curvada – uma estrutura incomum para o seu café típico – adiciona-se uma forma sonhadora e crua ao espaço leve e arejado.





A VSHD colocou grande foco na incorporação de uma mistura de texturas e materiais, todos com mínimo contraste de cores e definição. Destacam-se os têxteis – pele, boucle e tecelagens pesadas – usados para complementar o conceito natural bruto e a qualidade escultural do design e do espaço resultante.
A principal inspiração para o café foi derivada do mundo natural, e de uma coleção de pedras recolhidas das margens do mar vermelho. A natureza assume a liderança aqui, mas o faz de forma inovadora.
Assim como a luz natural brilha suavemente através do espaço, deixando uma série de sombras nas paredes terrenas engessadas, o observador próximo também nota a influência quase enigmática da tecnologia.
Uma faixa led fina, localizada ao longo do comprimento do espaço, mostra um arco suave no teto. É um pequeno holofote que ilumina a área do bar e uma luz de parede sob medida projetada pela VSHD feito em alumínio escovado que sempre tão sutilmente decora o espaço esparso.




Em muitos aspectos, Orijins oferece a santidade de uma antiga capela. Os interiores minimalistas transmitem uma beleza rara encontrada através da magia de tons opacos e materiais naturais ricos. Um espaço tão pouco decorado também representa a visão do escritório, e a crença na beleza da imperfeição, e a humildade e integridade que vem de viver em sintonia com a natureza imperfeita. Orijins representa a interpretação da empresa de design do que significa ser calmo, se manter quieto e observar a beleza que pode ser encontrada mesmo em nossa cotidiana e falha realidade.




Esboço implacável de formas abstratas e volumes promove uma sensação de rochas moldadas pela força da natureza. Adotando uma abordagem muito inovadora para o layout da cafeteria, os 7 blocos de mármore foram esboçados à mão, convertidos em modelos 3D, e foram alimentados em uma máquina CNC para produzir as formas abstratas, criando um clima de santuário com texturas mudas, formas orgânicas e tons terrosos.
A concha do espaço era a tela para esses volumes abstratos, com suas paredes curvas com grãos e texturas, trazendo todo o sentimento de volta à natureza. Esse clima geral é simplesmente calmo, e é o que mantém o café fluindo e as linhas de amantes de café fora da fila do café para estar sentado.




Ficha técnica
Nome do Projeto: Orijins Coffee Shop
Localização: Dubai, Emirados Árabes Unidos
Área: 105 m2
Designer Líder: Rania M Hamed
Designer Sênior: Arianna Cardin
Gerente de Projetos: Bryan Miranda
Fotógrafo: Projeto Oculis