Projetos

Natureza e modernidade

Arquiteto usa beleza ancestral do Ipê para complementar paisagismo. Fotos: Edgard Cesar

Norteado pelo desejo de um casal com duas filhas pequenas, Leo Romano desenvolveu o projeto Casa do Ipê Amarelo. O destaque do projeto, claro, é o centenário Ipê Amarelo, que norteou todo o projeto arquitetônico em razão de sua preservação e trouxe beleza natural ao local. O terreno consiste em 25 metros de frente e 100 metros de profundidade, que deu origem à construção longilínea. O projeto é caracterizado por muita madeira e concreto, além de linhas retas e curvas.

O acesso à casa é feito por uma grande passarela. O espaço é divido em área social e de lazer (localizada em uma caixa de concreto sustentada por três pilares). O bloco em madeira com janelas redondas esconde a área íntima. Por meio de uma laje curva ocorre a transição entre esses ambientes.

Do living, é possível observar e se conectar com a ampla área externa (que apresenta outras espécies de árvores antigas) por meio de painéis deslizantes e esquadrias com vidro.

O quarto do casal tem a presença marcante da madeira, que contribui para o aconchego e também na questão da ventilação do ambiente (por meio de brises ripados de Ipê com painéis deslizantes de vidro, além de paredes revestidas de ripado de Freijó).

O mobiliário brasileiro dá o ar da graça e pode ser visto em vários momentos, como a Poltrona Mole e as cadeiras Lucio, de Sergio Rodrigues; a mesa de centro, Pétala, de Jorge Zalszupin; além da mesa de jantar e as mesinhas laterais da linha Bailarina, ao lado do sofá. Para levar aconchego, a área interna é revestida em laminado de cumaru nas paredes e no teto. O piso, de porcelanato cimentício da Portobello, é o mesmo para todos os espaços.

Ficha técnica

Escritório: Leo Romano Arquitetura
Fotos: Edgar Cesar
Paisagismo: Frederico Rodrigues – Projeto Verde Paisagismo
Localização: Goiânia – GO
Terreno total: 2.500m²
Área construída: 500m²
Ano do Projeto: 2018

Fornecedores

Móveis: Armazém da Decoração
Porcelanato: Portobello
Piscina: Pedra Hijau – Palimanan
Deck: Tableria
Pendentes: Interpam + Luz
Tapete Kilim (Living): Casa Mix Bossa

Categorias:Projetos

Marcado como:, ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.