Terca-Feira, 26 de Setembro de 2023

Na Barão de Itapetininga

No coração da capital paulista, projeto de Carmen Ávila renova imóvel no centro antigo e usufrui da infraestrutura local com modernidade. Fotos Monica Machado

Uma oportunidade de negócio foi o fator decisivo para a escolha do cliente pelo imóvel localizado na rua Barão de Itapetininga, próximo à praça da República, no centro de São Paulo. Servida por uma série de benefícios e o melhor da infraestrutura da metrópole, a região rica em transporte e edifícios icônicos parecia ideal para a nova sede do escritório, que antes ocupava espaço bem menor em um bairro vizinho. “Para o cliente, era fundamental que as facilidades do centro antigo estivessem conciliadas a um espaço moderno e  equipado com sistemas contemporâneos de climatização e luminotécnica”, explica Carmen Ávila.

A sala original era um grande espaço livre, sem paredes ou instalações hidráulicas. O edifício é composto por duas unidades de escritório por andar, sendo que, no hall dos elevadores, existem dois pequenos banheiros que seriam originalmente destinados ao uso coletivo das salas do mesmo piso. “Desde o primeiro briefing, o cliente foi bastante incisivo na necessidade de criar um espaço interno do escritório que fosse autossuficiente. Dentro da unidade deveria haver lavabos e um café. Ele queria não depender do uso coletivo dos pequenos e tímidos banheiros pré-existentes”, explica Ávila.

Muitas das unidades do edifício já tinham sido reformadas e uma prumada hidráulica acessível a todas as lajes possibilitou o redesenho com a inclusão dos banheiros na planta. “A localização da coluna vertical de hidráulica foi determinante para a localização do café e dos lavabos no layout”, conta a arquiteta. “Estabelecido o ponto de partida, o foco do projeto voltou-se para a criação de um ambiente de forte impacto visual para a recepção. A planta do imóvel tem uma entrada junto a um dos limites laterais, em formato de corredor. Então, desenvolvemos algumas opções de layout que trouxessem, junto com a instalação da recepção e do café,  uma dinâmica visual para este corredor de entrada”, completa.

O projeto

O ponto forte do layout proposto está no forte impacto visual obtido desde a porta de acesso à sala que, por meio das linhas formadas entre os limites de forro e acabamentos de piso, reforçam a perspectiva em direção à mesa da recepcionista, elaborada em marcenaria sob medida, numa composição de volumes retos e, em diferentes cores, que dividem funções entre a área de apoio da secretária e a área de atendimento (mais alta). Esta mesa faz a conexão entre o espaço do corredor de entrada e a recepção e, sua localização diagonal, faz com que a circulação fiquei fluida e direta entre estes ambientes.

“Atrás desta mesa, trabalhamos dois acabamentos distintos de parede, com porcelanato madeirado e vidro, que reforçam ainda mais as linhas de composição estabelecidas entre os limites de acabamentos de piso e forro de gesso”, detalha Carmen.

Detalhes precisos

Para o café, a arquiteta buscou a exposição equilibrada dos equipamentos, em harmonia com o desenho do móvel. Sobre a bancada foram instalados três luminárias pendentes, uma prateleira para copos de vidro e um espelho que amplia o corredor.

A recepção distribui-se em duas poltronas, uma mesa central circular e é marcada pela presença de uma estante laqueada vermelha e cinza, feita sob medida para o ambiente. “Procuramos explorar a luz natural que incide pela fachada dos fundos, onde há um enorme caixilho de ferro e vidro. Por isso, a passagem de aproximadamente 1,5 metro entre a sala de espera e a área de produção fica aberta. Além disso, as duas salas dos diretores é limitada por fechamentos de vidro temperado”, explica Carmen.

Para a sala de produção foi criada uma bancada horizontal de Teca Mosaico que limita o espaço entre a sala dos diretores e serve de apoio para equipamentos de uso comum, como impressoras, papéis ou livros.

Dados do projeto

Ano do projeto: 2016
Conclusão da obra : 2016
Área: 102 m2

Ficha técnica

Projeto de Arquitetura: Carmem Avila
Projeto de Iluminação: Carmem Avila
Ar-condicionado: STR Ar condicionado
Equipamentos de iluminação: Yamamura
Marcenaria: Madeiraeart
Carpintaria:  Aliança Madeiras
Mobiliário corporativo: Jumaq
Cadeiras:  marca Rivatti
Piso: Portinari (revestimentos Urban Quartzo e Ipê HD)
Pastilhas: Iris Tartan Portinari
Persianas: Donizete Cortinas
Vidros: MC Perfil
Rodapés: Santa Luzia

Conteúdo publicado originalmente pela Revista aU

Compartilhar artigo:

Terca-Feira, 26 de Setembro de 2023
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752