Terca-Feira, 30 de Maio de 2023

Museu da Casa Brasileira e ArqXp realizam roda de conversa virtual com o tema ‘A casa brasileira e pandemia: problemas sociais em evidência’

No dia 25 de agosto, próxima terça-feira, das 16h às 17h, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com o ArqXP, promovem uma roda de conversa virtual com transmissão ao vivo pelo YouTube do MCB. O tema da discussão será: ‘A casa brasileira e pandemia: problemas sociais em evidência’. O bate-papo será mediado pelo arquiteto e professor doutor Gustavo Curcio e contará com a participação da professora doutora da Universidade São Judas Tadeu e pós doutora pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP, Ana Paula Koury e da arquiteta, mestre em urbanismo pela Universidade Federal do RJ e presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil, Rio de Janeiro, Tainá de Paula.

A pandemia da covid-19 tem afetado diretamente a rotina de todos. E da mesma forma que o acesso a direitos básicos não é equânime na sociedade brasileira, o vírus também não tem os mesmos efeitos nas diferentes faixas de renda. A precariedade da moradia, a falta de espaço e as deficiências estruturais das cidades brasileiras têm sido evidenciadas no contexto pandêmico. O resultado são as significativas diferenças numéricas entre acometidos e mortos nos diversos territórios das grandes cidades.

Nessa conversa, Ana Paula e Tainá falarão sobre a habitação auto-construída, o coronavírus nas periferias, problemas de acesso à saúde e a dificuldade do isolamento no contexto da habitação popular. Contrastes urbanos e as vulnerabilidades serão a pauta dessa discussão.

“Estamos vivendo um momento delicado e por meio desse tipo de discussão conseguimos dar para todos uma ferramenta importante de reflexão. A roda de conversa trará para o público uma visão acerca do assunto pelo olhar de profissionais especializados”, comenta Miriam Lerner, diretora geral do MCB.

SERVIÇO

Roda de conversa virtual | A casa brasileira e pandemia: problemas sociais em evidência

Dia 25 de agosto, terça-feira

Horário: das 16h às 17h

Transmissão ao vivo pelo YouTube MCB

Gratuito

Compartilhar artigo:

Terca-Feira, 30 de Maio de 2023
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752