aU

Multifuncional, área multiplicada

Minimalismo e melhor aproveitamento foram o norte do projeto para apartamento de 34 metros quadrados em São Paulo. Por Pedro Zuccolotto. Fotos por Emerson Rodrigues

A área mínima foi trabalhada pelo escritório Andrade & Mello Arquitetura, dos arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, e o resultado surpreendeu pela qualidade e amplitude. O cliente, um jovem com seu primeiro apartamento, buscava maximizar o aproveitamento do imóvel. Além disso, requisitou um quarto separado dos demais cômodos. “Diante das expectativas do cliente, optamos por alocar a área social (cozinha e sala) na varanda e o espaço íntimo ficou mais reservado na área pré-definida pela construtora. Não usamos divisórias: os próprios móveis delimitam cada espaço, garantindo a amplitude”, explica Erika.

Distribuição

Na área íntima, os arquitetos optaram por uma cama de casal convencional e um armário para closet fechado, que abrigou também uma pequena área de serviço, com máquina de lavar, espaço para acomodar vassouras, tábua de passar, varal de piso e produtos de limpeza.  Ao lado deste conjunto, mascarado pelas portas envidraçadas com jateamento, fica a geladeira. A acomodação das funcionalida de num único bloco tornou mais ampla a área da varanda, que recebeu a bancada da cozinha e o cooktop. Entre a cozinha e a sala, como elemento divisor, está a mesa de quatro lugares que também serve como apoio para ampliar a área de trabalho da pia. Na sala de estar, o sofá com quatro módulos se junta às cadeiras da mesa, permitindo que o morador acomode com conforto até oito pessoas. “Para conseguir tantos lugares, parte do sofá avança para o quarto, mas sem inviabilizar a circulação. Assim, o usuário poderá receber visitas sem que as pessoas precisem sentar na sua cama – que era o que mais o incomodava”, explica Renato. Segundo o arquiteto, posicionar corretamente a televisão foi um grande desafio. Como solução, o equipamento foi instalado sobre um suporte deslizante no teto da varanda.

Minimalismo

Como o espaço é limitado, a dupla optou por utilizar apenas os móveis estritamente necessários para o cotidiano do morador. A aplicação desse conceito aumentou a sensação de amplitude. “Já que temos um espaço totalmente integrado, optamos por materiais mais urbanos, que imprimissem as características do morador – jovem e moderno, que gosta de coisas simples”, conta Renato.

“Ao entrar no apartamento temos um hall bem pequeno, então optamos por usar uma única cor (Acrílico Fosco Baleia Azul nas
paredes e Teto, Esmalte Acetinado Baleia Azul nas Portas, ambos Suvinil) nele – paredes, portas e teto – e assim demarcamos o espaço”, explica Erika.

Iluminação

Os arquitetos pensaram em um projeto luminotécnico que dispensasse o forro de gesso na área do quarto e aproveitasse o forro da varanda. Um trilho em “L” com spots direcionáveis de lâmpadas dicróicas atende a área do closet e um pedaço da sala. Ao lado da cama, há uma arandela para leitura. Na cozinha e sala a opção foi usar embutidos direcionáveis de lâmpadas. Sobre a bancada da cozinha, a fita de LED ajuda a iluminar a área de trabalho. O sofá conta com uma arandela articulada e direcionável, que serve como abajur para as leituras. “Gostamos de trabalhar a iluminação de forma cênica, pensando sempre nas diversas formas que os espaços podem ser utilizados e assim o morador terá opções de luz para quando chega em casa”, finaliza Erika.

Ficha técnica

Projeto de reforma: Andrade & Mello Arquitetura, arquitetos Erika Mello e Renato Andrade
Projeto de iluminação: Andrade & Mello Arquitetura com luminárias da Yamamura
Ano do projeto: 2019
Construção: MA Reformas e Construção

Fornecedores

Piso Geral: Porcelanato Esmaltado Retificado Cement (Artens – Leroy)
Piso e Parede Box Banheiro: Porcelanato Esmaltado Acetinado Retificado Boho (Artens – Leroy)
Revestimento Cabeceira Cama: Sevilha Renda (Perini)
Pintura Paredes: Dormitório Efeito Concreto Cor Grisalho Suvinil / Hall Tinta Acrílica Fosca cor Baleia Azul Suvinil / Sala Tinta 
Portas Hall e Banheiro: Esmalte Acetinado Baleia Azul Suvinil
Bancada Cozinha: Granito Branco Itaúnas – Marmoraria Líder
Marcenaria/Serralheria: RB 
Iluminação: Lustres Yamamura
Ar Condicionado: Renovoar Ar Condicionado

Matéria publicada originalmente na revista aU.

Categorias:aU, Content, Projetos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.