Evento virtual promovido pela Portobello, marca líder em varejo de revestimentos, traz a presença de grandes nomes da arquitetura e do design que interpretam as ilimitadas formas de revestir, mobiliar e decorar das lastras, e outros eventos, como a conversa com Gaetano Pesce | Foto acima: Guto Campos

Ontem, dia 14 de outubro, a Portobello lançou em sua fábrica em Tijucas (SC) a Mostra Unlimited, uma exposição de arquitetura que apresentou, pelo olhar de grandes nomes da arquitetura e do design, as possibilidades de uso das lastras — superfícies contínuas de porcelanato, extraídas do mármore, que são o futuro dos revestimentos —, produzidas com exclusividade pela empresa no país.

A Portobello foi pioneira ao lançar em 2019 o Projeto Lastras, uma inovação tecnológica e sustentável para a indústria dos revestimentos, e celebra agora a sua recém-inaugurada fábrica destes formatos, a primeira do Brasil, com capacidade de produzir peças de 1,80 por 3,60 metros.

Marcelo Rosenbaum, designer paulista, projeta um quarto todo construído dentro do espaço, conferindo a impressão de se estar dentro de uma rocha, o que quase dispensa a presença de mobiliário. Tudo isso é possível graças as lastras, que aparecem ao fundo | Fotos: Guto Campos

As lastras, resultantes da composição entre técnica, arte e design, rompem com a ideia de revestimentos como placas. Agora, com superfícies contínuas, é possível extrapolar limites e buscar soluções para os projetos que antes não seriam imaginadas e, o melhor de tudo, elas não se prendem somente ao revestimento. Com as grandes dimensões das lastras é possível pensar em ideias incríveis para o seu projeto, como a confecção de mesas, bancadas e nichos, além do uso das lastras como decoração — com a criação de painéis e mosaicos. Tudo isso de forma sustentável, já que as lastras têm como matéria-prima a própria terra retirada de camadas não profundas e, em sua maioria, em áreas próximas à indústria e são produzidas a partir de processos que prezam por causar o menor impacto ambiental possível.

Acima, arquiteto Paulo Mendes da Rocha e sua filha, a arquiteta e designer Nadezhda Mendes da Rocha com seu projeto Monumento Lastras | Foto: Pablo Saborido

A Mostra Unlimited contou com ambientes assinados por profissionais como o arquiteto Jayme Bernardo; a arquiteta e designer italiana, Paola Navone; o designer Marcelo Rosenbaum; o fundador e diretor de criação e estilo da Osklen, Oskar Metsavaht; a arquiteta e influenciadora digital Patricia Pomerantzeff do escritório Doma Arquitetura; o grupo de arquitetos e designers do Coletivo Criativo Berlim, que viajou para a capital alemã para cocriar a coleção Berliner em parceria com a Portobello; além da apresentação do projeto de uma escultura criada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, vencedor do prêmio Pritzker, e sua filha, a arquiteta e designer Nadezhda Mendes da Rocha. O conceito da identidade visual da mostra foi criado pelo Satelite Studio, da Nadezhda, em parceria com Julia Masagão, do Alles Blau Studio. 

O evento de lançamento da mostra foi virtual e aberto ao público com uma programação especial, com a participação dos parceiros e tour pela nova fábrica de lastras. Entre os destaques da programação tivemos a conversa com Gaetano Pesce. Arquiteto, artista e designer italiano, Gaetano recebeu diversos prêmios e é reconhecido mundialmente por seus projetos nas áreas de arquitetura, planejamento urbano, design de interiores, design industrial e de exposições. Participa de coleções permanentes do Moma; Metropolitan Museum, em Nova York; Victoria and Albert Museum, em Londres; Centre Georges Pompidou, em Paris, entre outros. No final do evento o público ainda contou com uma experiência culinária imperdível proporcionada pelo chef Claude Troisgros, que ensinou o preparo de Risotto de Queijo Brie, Parma e Rúcula.

A Mostra Unlimited Portobello ainda fica aberta até o dia 05 de fevereiro de 2021, para mais informações acesse https://materiais.portobello.com.br/mostra-unltd.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.