Domingo, 26 de Setembro de 2021

Moradia Saudável

Um modo sustentável de moradia. Texto: Clara Nascimento | Fotos: Beto Lima

A Mostra Casa Saudável, realizada pela Healthy Building Certificate, é uma verdadeira experiência. Mais que uma simples casa, cada cômodo é singular, e no entanto forma um conjunto muito coeso, de modo que o simples estar torna-se agradável a todas as sensações. Esse espaço expõe uma mensagem em sua arquitetura e design, o conceito de uma vida mais saudável, tanto física quanto mentalmente.

Cômodos Principais

É composta por diversos cômodos, como o Quarto Natura mamãe e bebê, da arquiteta Adriana Palermo, em que os objetos estão dispostos a uma altura conveniente a crianças, com cores neutras (tinta a base de terra), e acabamentos não tóxicos, de modo que a criança pode utilizar o mesmo ambiente durante a primeira idade. O Quarto com Home Office, do arquiteto Bruno Moraes, que possui móveis que se adequam ao indivíduo e a vida de home office, sendo a escrivaninha com tamanho ajustável, a cama longe da parte elétrica, para evitar o eletromagnetismo, e uma “estante” em forma de cubos, feita com restos de metal usado em construções, contendo cubos de madeira que podem ser movidos e dispostos de acordo com a vontade do morador. O Espaço Fitness e Saúde, da arquiteta Raquel Kabbani, é uma academia em que, apesar de poucos aparelhos, é possível praticar diversos exercícios, e retira o foco da estética do corpo, utilizando poucos espelhos e uma vista adorável para a paisagem do quintal. A sala de jantar da arquiteta Maria Barros traz uma mesa baixa de madeira combinando o estilo oriental com o sustentável.

Quarto Ciclo Circadiano

Um quarto com um conceito muito interessante é o Quarto Ciclo Circadiano. Os arquitetos Manoel Sodré Veiga e Márcio Casado propõem um espaço que remete aos tempos antigos e à vida mais simples, utilizando as tecnologias atuais. O cômodo possui um círculo de luz LED indireta, que busca imitar o movimento do sol e a intensidade da luz solar durante o dia; assim, no fim de tarde, por exemplo, a luz é mais alaranjada e menos forte, o que ajuda a relaxar antes de dormir. Além disso, o encosto da cama é uma parede que auxilia o resfriamento do ambiente e isolamento acústico, além de remeter a casas antigas de fazenda; possui também um mural que replica a arte rupestre.

Utilizando-se tecnologia, muitas plantas (comestíveis e filtradoras de ar), grandes janelas e portas que auxiliam a ventilação, e muitos móveis de madeira e outros materiais naturais, é uma mostra muito encantadora, que incita a reflexão de como é possível, nos dias atuais, viver de um modo sustentável.

Serviço

1ª Edição Mostra Casa Saudável

Quando: de 9 de Setembro a 7 de Novembro de 2021

Onde: Avenida Pedroso de Morais, 2.188

Horário de Funcionamento: 13h às 20h 

Valor: R$30

Para mais informações, acesse o site Mostra Casa Saudável

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 3129-4382
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Domingo, 26 de Setembro de 2021
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752