Segunda-Feira, 23 de Maio de 2022

Moët Hennessy Workspaces

Entusiasmo, curiosidade e prazer: essas três palavras-chave guiaram a abordagem dos arquitetos da prática do Barbarito Bancel na concepção dos novos espaços de trabalho do grupo Moët Hennessy. Texto: v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: Alessandra Chemollo.

O grupo, representando a excelência em vinhos e espíritos, estabeleceu sua sede francesa acima da Grande Épicerie de Paris, nos andares superiores de Bon Marché, com um espaço de mais de 10.000 m² no coração gastronômico de Paris.

O projeto teve que refletir os valores de Möet Hennessy, aprimorar o patrimônio Art Deco do local, conceber um projeto sustentável, incorporar a estratégia de desenvolvimento do grupo no projeto e iniciar uma transformação cultural da empresa apresentando espaços de trabalho contemporâneos, em meio a um profundo questionamento dos métodos de trabalho e da disseminação do trabalho à distância. 

O desafio foi projetar espaços de trabalho contemporâneos em parceria com as equipes da Moët Hennessy, visando constantemente a transformação, criatividade e resultados. À primeira vista, a qualidade do espaço arquitetônico é visual; em seguida, toca a esfera do invisível, relacionando-se com sentimentos individuais e favorecendo o bem-estar que vai muito além do conforto imediato.

Os espaços de trabalho de hoje são capazes de desenvolver qualidades semelhantes às dos espaços de convivência. Criar emoções, mexer os sentidos, compensar a expansão do espaço virtual e a presença da tecnologia digital:  são os novos requisitos que a arquitetura tem que cumprir. O desejo de renovar os laços com a natureza ressoa com a vontade de se desconectar do mundo virtual. O desejo de “beleza” não é mais supérfluo; tornou-se uma necessidade elementar, uma qualidade essencial.

Excelência, know-how, artesanato, atenção aos detalhes, autenticidade dos materiais, nobreza sem ostentação, espírito festivo, o prazer de celebrar, a arte de viver e a arte da degustação: os valores de Moët Hennessy têm sido uma fonte de inspiração. 

Dessa forma, o projeto explora a “luz natural como matéria-prima” e cria linhas de visão em direção à paisagem urbana parisiense ou ao pátio central disposto com vegetação. Esta combinação define locais de trabalho confortáveis, brilhantes, à prova de som e cheios de vegetação. Assim, o projeto busca o equilíbrio certo entre o espaço compartilhado e o espaço individual, com uma organização eficiente entre espaços de servidores e espaços servidos, e oferece um plano claramente legível que transmite uma sensação de segurança e serenidade.

De acordo com esses valores, a prática do Barbarito Bancel oferece um design abrangente e holístico para desenvolver um conjunto espacial sob medida, coerente e único: esquadrias de aço envidraçadas na fachada, divisórias removíveis, design dos móveis, pisos flexíveis, parquet, tapetes, iluminação, lustres, sinalização e iconografia. Em última análise, o projeto MH142 tem sido uma aventura arquitetônica, humana e empreendedora conduzida com o desejo de combinar eficiência, elegância e sentimento. 

Ficha técnica

Localização: 38 rue de Sèvres, 142 rue du Bac Paris 7e, France

Tipo de projeto: Escritórios e áreas de recepção 

Cliente: Moët Hennessy

Equipe do projeto

Arquiteto do projeto: Barbarito Bancel Architectes

Arquiteto executivo: LBM

Consultor de gerenciamento de projetos: Shift-in

Eng. Estrutural: Somete

Eng. Elétrica: Kee

Diretor de controle de edifícios: consultores BTP

Eng. HVAC: Cap Ingelec

Consultor de iluminação: Pontuelle

Eng. de Acústica: Altia

Consultor Ambiental: Themaverde

Consultor de cozinha: Interface

Consultor de bar e bebidas: Barspoon

Consultor de coordenação técnica: Totem

Paisagem: Les Jardins de Gally

Fotográfo: Alessandra Chemollo

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 996543535
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Segunda-Feira, 23 de Maio de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752