Domingo, 14 de Agosto de 2022

Modernos Eternos em BH

O Governo de Minas e a Gerdau apresentam a Modernos Eternos deste ano em Belo Horizonte, que acontece entre 21 de setembro e 7 de outubro de 2021. A mostra anual de arquitetura, design, decor e arte será realizada em formato híbrido, presencial e digital, respeitando todas as regras e protocolos de segurança quanto ao coronavírus.

A mistura entre peças antigas e contemporâneas é um dos preceitos que guiam o evento, também um espaço aberto para a cultura. Nesta 6ª edição, são 35 ambientes assinados por 44 profissionais, e mais de 70 parceiros, entre apoiadores e fornecedores, ocupando o Colégio e Faculdade Arnaldo, construção que figura entre os ícones da cena arquitetônica na cidade.

Um dos principais objetivos da Modernos Eternos é dar visibilidade para profissionais e fornecedores, fomentando o mercado de arte, design, decoração, arquitetura, e toda a cadeia produtiva do setor, incluindo os lançamentos anuais. Além disso, os profissionais participantes – arquitetos e designers –  ficaram à vontade para escolher o motivo de cada projeto. Encontros de nomes consagrados do ramo e jovens talentos,  que caminham em um sentido de renovação do mercado da arquitetura e decoração.

“Nosso objetivo é levar essa experiência única, em que o visitante se sente passeando por uma galeria de arte, uma exposição contemporânea com suas instalações, ou mesmo um museu, compartilhando e expandindo o conceito da mostra (ver, sentir, apreciar e aprender) para outros públicos”, diz Josette Davis, curadora e realizadora da mostra na capital mineira.

Gastronomia

Pelo quarto ano consecutivo, o aclamado Chef mineiro Leo Paixão está a cargo da ala gourmet da Modernos Eternos, este ano em parceria com o Chef Raffaele Autorino e operação da Popolare. A ala conta com cinco ambientes dedicados à gastronomia, sendo o teatro original do imóvel o principal deles, com projeto de Gustavo Penna e Sandra Penna.

Muito mais cultura

Uma série de eventos paralelos se somam à programação da Modernos Eternos, com atividades especiais e ações de cultura, moda, preservação histórica, incentivo à arte popular e contemporânea, lançamentos tecnológicos e entretenimento. Também estão previstas homenagens a personalidades que fazem parte da cena cultural brasileira, além de espaço para passear pela memória de Belo Horizonte e do imóvel sede. A Modernos Talks reúne ainda rodas de conversa e visitas guiadas. Para 2021, uma rica agenda cultural será construída ao longo do evento, sob coordenação do arquiteto e urbanista Claudio Arroyo, do Tempo Plural. Entre as linhas de abordagem, testemunhos sobre os modos de vida e referências sociais que identificam a pluralidade da cultura mineira e brasileira, lembrando a importância de conservar a trajetória arquitetônica do país.

Arte e Solidariedade

Marcos Esteves e Paulo Apgáua assinam a curadoria de arte da Modernos Eternos, sugerindo a inserção de obras que conversam especificamente com cada ambiente, escolhidas a dedo, de maneira personalizada. Entre os artistas presentes, nomes mineiros, de diferentes gerações. Espalhados pela mostra, estão esculturas, pinturas e fotografias, com destaque para a produção do escultor Leopoldo Martins, os fotógrafos Âmar Souki e Samuel Mendes, e o pintor Héder Perdigão.

Nas ações da Modernos Eternos Street, o protagonismo fica para a exibição de grandes estandartes que fazem referência a nomes femininos da literatura nacional. Com idealização de Marcos Esteves e Paulo Apgáua e apoio da Academia Mineira de Letras, 30 artistas mineiras foram convidadas a criar os estandartes a partir da obra de 30 escritoras brasileiras. 

A Modernos Eternos também recebe a quinta edição da exposição itinerante MascarArte, que, mais que uma instalação, tem se tornado um movimento artístico em particular, nascido com a pandemia. Máscaras de proteção são reinterpretadas por 60 artistas, além de versões em proporções maiores, em leitura escultórica. A exposição, que recebe novos artistas em cada oportunidade em que é realizada, fica em uma área externa, próximo ao restaurante principal.

Na pegada solidária, com o Modernos Pass, esta edição apoia o trabalho do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Arnaldo, com direcionamento para ações para castração de animais de rua.

O evento cultural anual foi criado em 2014 em São Paulo e desde 2016 também acontece em Belo Horizonte, sob coordenação de Josette Davis e Sergio Zobaran. Neste ano, estreou no Rio de Janeiro. A 6ª edição da Modernos Eternos na capital mineira é realizada por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com incentivo da Gerdau.

Serviço

MODERNOS ETERNOS BH

Datas: 21 de setembro a 7 de outubro.

Funcionamento: Terça a sexta de 15h às 22h, sábado de 13h às 22h e domingo de 13h às 19h.

Endereço: Colégio e Faculdade Arnaldo – Praça João Pessoa, 200, Funcionários – Belo Horizonte, MG.

Ingressos: modernoseternosbh.byinti.com

(A venda de ingressos é realizada somente por esse site. Não há venda de ingressos na bilheteria)

Instagram: @modernoseternosbh

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 996543535
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Domingo, 14 de Agosto de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752