Quarta-Feira, 30 de Novembro de 2022

“Moderno de meados do século”

Com a residência Garnier, Dupont Blouin Architectes criam interiores elegantes e magistrais, que convidam tanto a festas quanto ao conforto, em um universo silencioso e luxuoso. Texto: v2com. Traduzido por: Louise Trevisan. Fotos: Olivier Blouin.

Inspirada no estilo “moderno de meados do século”, a residência Garnier localizada no badalado bairro de Plateau Mont-Royal em Montreal é uma reforma atípica onde a beleza dos materiais está a serviço de espaços singulares que redesenham as fronteiras entre o público e o privado.

Projetado para um casal e seus filhos pequenos, o antigo triplex é um lugar de destaque para as áreas de recepção. A ampla sala do último andar recebe o máximo de luz, enquanto os quartos, situados no primeiro andar, vivem à sombra da garagem dupla no quintal. A renovação dos três níveis inclui também o porão que é parcialmente ocupado por um estúdio independente dedicado à família visitante, ou para aluguel.

Os clientes desejavam uma recepção calorosa e inspiradora ao voltarem para casa à noite. Para uma melhor fuga do dia-a-dia das tensões e tensões da vida diária, os espaços comuns foram tratados como um lounge-bar de restaurante. Para brincar com esses códigos, os arquitetos criaram uma escada de madeira, lavabo e móveis de cozinha integrados. Esses módulos arquitetônicos definem os espaços ao mesmo tempo que contribuem para a atmosfera silenciosa e um tanto secreta da casa.

A cozinha é traçada por uma bancada elegantemente curva, encimada por uma estrutura suspensa que segue a forma de um U. Tudo o que se relaciona com o doméstico está escondido nos móveis embutidos. À noite, as cortinas são fechadas e o espaço ganha a aparência de um bar clandestino. De dia, este espaço festivo é banhado por luz natural, graças à clarabóia acima da cozinha e às grandes janelas salientes com vista para a rua.

No módulo central revestido de nogueira encontram-se a escada e um pequeno lavabo escondido atrás de uma porta talhada na mesma madeira. Aqui, o vidro fumê, as torneiras de cobre, o lavatório de pedestal italiano e as cerâmicas de terracota que lembram o couro estofado criam um estilo discreto e chique. Uma segunda clarabóia pende sobre o vão da escada e cria um eixo de luz vertical na residência. Em um dos lados, uma abertura de vidro texturizado deixa passar a luz, mas obscurece a visão, contribuindo para o caráter levemente intrigante do local. Quando os raios do sol perfuram o material, raios de luz são projetados no chão.

A residência Garnier é acessível por meio de seis entradas, incluindo três vestíbulos. Os proprietários pretendiam manter uma multiplicidade de acessos nos três pisos de forma a ter entradas oficiais para os hóspedes e mais privadas para os seus filhos, mas também para os pais cujo quarto dá para um pátio interior. Este labirinto cria uma certa complexidade no programa e contribui para o tratamento singular deste projeto.

A laje de mosaico colorida que adorna todos os pisos traz um caráter alegre e lúdico ao espaço. Os diferentes tons de pedra que o compõem contribuíram para a construção da paleta de cores e a disposição dos diferentes materiais para engrandecer cada elemento, desde os rodapés de cobre às paredes de nogueira. No banheiro do quarto principal, a bancada de mármore Verde Saint-Denis, as pias verde-esmeralda e as paredes aconchegantes de feltro natural também se harmonizam com o terraço.

Ao longo desta criação, a materialidade inspirou o projeto. Tanto pela cor dos materiais como pelo formato. Assim, os painéis de parede criam uma grelha que acompanha a estante de parede e dá ritmo aos módulos integrados no espaço. Como em todas as criações da empresa, uma atenção especial foi dada aos alinhamentos.

Mais imagens do projeto:

Ficha Técnica

Nome do projeto: Residência Garnier
Local: Montreal, Quebec, Canadá
Área: 3200 pés quadrados (297 m²)
Conclusão do Projeto: 2021
Prêmios: 2021 AZ AWARDS finalista de Residential Interiors
Arquitetos / designer: Marie-Josée Dupont & Olivier Blouin
Quarto infantil e sala de jogos: Marie-Pier St-Onge, Plume Pompon
Fotógrafo: Olivier Blouin, olivierblouin.com
Áudio e vídeo: Quebec son
Consultor de cozinha: Atelier Jakob
Iluminação: Louis Poulsen, Kreon, Eureka, FLOS, Artemide
Eletrodomésticos: Miele, Wolf, Thermador
Móveis: Kastella, Normann Copenhagen, Hay, Herman Miller
Instalações hidráulicas: Agape, Fantini, Cielo, Duravit
Terraço e mármore: Stonix, Ciot
Bancada: Dekton

 

Compartilhar artigo:

Quarta-Feira, 30 de Novembro de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752