MI-1 é a primeira parte de um tríptico de três casas familiares ao longo do rio Mille-Îles em Laval. Esta primeira casa, a mais brilhante das três, é revestida de tijolos brancos em que as estações são pintadas, dando-lhe um caráter único no bairro. Texto: v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: Olivier Blouin.
Inspirada na linguagem vernácular da arquitetura Laval numa época em que a ilha era uma área de resort, a residência oferece uma reinterpretação contemporânea da tradicional casa de campo canadense com seu teto de empena.


Os três volumes que compõem a casa contêm uma parte do programa. O volume paralelo à rua contém a garagem, o hall de entrada e os espaços de convivência, enquanto os outros dois, perpendiculares a ela, inclui as demais áreas. A entrada principal é criada no cruzamento. O volume mais próximo da rua, localizado no primeiro andar, inclui dois quartos e um banheiro. O outro volume acima é destinado à suíte master, dando-lhe um caráter mais privado e grandioso com seu telhado de catedral e sua vista sobre o rio.




O princípio norteador do projeto foi trabalhar a noção de intimidade para oferecer espaços abrigados do bairro e o tráfego da avenida des Mille-Îles. A estratégia dos arquitetos era concentrar a vista do rio logo atrás, reforçando a impressão de estar na natureza e não no bairro. É por isso que os espaços de convivência foram colocados abaixo, levemente enterrados a partir do nível da rua, a fim de atender a margem do rio. Quando você está no coração do espaço, você se sente sozinho no mundo.




Uma parede multifuncional serve como despensa e armário de porcelana na cozinha, uma estante de exibição na sala de jantar e um armário de armazenamento na sala de estar. Este móvel integrado, como uma fita, vira a esquina e se torna a grade da escada, depois o vestiário no primeiro andar. Este gesto elegante e estruturante envolve os espaços comuns, protegendo-os um pouco mais do ambiente externo.


Como os espaços de convivência são orientados para o rio no lado norte, a fim de ter acesso à luz solar, mantendo a privacidade, os arquitetos perfuraram uma claraboia na sala de estar acima da escada, uma no cruzamento dos dois corredores e uma em cada banheiro como janela. A luz zenital traz uma iluminação uniforme e majestosa. Além dessas aberturas verticais, os arquitetos criaram janelas em cada lado do corredor do quarto para criar um eixo luminoso que circula luz de sul a norte.



Os banheiros são revestidos de cerâmica branca e terrazzo, enquanto os espaços de convivência e quartos são revestidos em pisos de bordo canadenses destacados pelas paredes de creme. Esta paleta minimalista de materiais leves reforça a atmosfera brilhante e suave da casa.
Desenhos Técnicos




Ficha Técnica
Nome do projeto: MI -1
Localização: Laval, Quebec, Canadá
Metragem quadrada: 2000 m².
Custo da renovação: 450 mil dólares
Conclusão do Projeto: Janeiro de 2022
Arquitetos e designers: Marie-Josée Dupont & Olivier Blouin
Fotógrafo: Olivier Blouin
Áudio e vídeo: Kébecson
Consultor de cozinha: Dupont Blouin
Operário da Fábrica: Frank Minerva
Iluminação: EDP, Lambert & fils
Aparelhos: Bertazzoni, Miele, Smeg
Móveis: Dupont Blouin, Kastella
Luminárias de encanamento: Aquabrass
Terrazzo e mármore: Stonix, Ciot
Bancada: Ceasarstone
Texto: Lorène Copinet