O bate-papo acontece terça-feira, 29/09, às 17h, com transmissão ao vivo pelo YouTube do MCB.
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Revista ArqXp, promovem uma roda de conversa virtual com transmissão ao vivo pelo YouTube do MCB, no dia 29 de setembro, terça-feira, às 17h.
O bate-papo será mediado pelo arquiteto e professor doutor da FAUUSP Gustavo Curcio e contará com a participação da docente e pesquisadora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, no curso de Design, Teresa Riccetti; da professora da Escola da Cidade e da FAUUSP, Anália Amorim; e da professora dos cursos de Artes, Design, Moda e Arquitetura do grupo FMU/FIAM/FAAM, Eleida Pereira de Camargo.
Em abril de 2019, o CAU BR rejeitou o registro de bacharéis em Arquitetura e Urbanismo provenientes de cursos EAD (Ensino à distância). No entanto, diante da necessidade de isolamento social por conta da pandemia, a grande maioria das escolas de arquitetura adotou o chamado EED (Ensino Emergencial à Distância).
Diante desta possível contradição, de que maneira o ensino remoto nos cursos de arquitetura e design tem sido conduzido? Com ênfase nas disciplinas práticas de projeto, como tem sido adaptado pedagogicamente o conteúdo? Quais heranças desse período ficarão para os modelos pedagógicos dos cursos de design e arquitetura? O que tem funcionado (ou não) em termos metodológicos? Essas são algumas das perguntas que serão respondidas pelas professoras convidadas durante o bate-papo. “Trata-se de uma importante reflexão que o Museu promove sobre as consequências da experiência coletiva com a pandemia, que deverão criar novas realidades, aqui pontuadas no caso especifico do ensino da arquitetura e do design”, comenta Miriam Lerner, diretora geral do MCB.