Após estreia bem-sucedida no ano passado, a feira retorna ao London Design Festival com atrações diversificadas que investigam e celebram a importância dos materiais. Texto: Bruno Henrique Silva | Fotos: Trina Wickenden e David Gorrod.
Material Matters, iniciado em 2019 como um podcast apresentado por Grant Gibson para tratar sobre a importância dos materiais, teve um ganho de popularidade imenso, contando com várias participações especiais. Nesse contexto, ficou entendido que fazia sentido tornar essa conversa em uma exposição física, culminando na primeira edição do Material Matters em 2022. Após uma estreia bem-sucedida, a feira traz neste ano diversas atrações que destacam o uso de resíduos, a preocupação ambiental e com o artesanato.
Instalação de entrada

Para esta edição da feira, a designer dinamarquesa Tanja Kirst insere os visitantes na feira a partir de uma exposição denominada “Planted”, centrada em uma única pergunta: é possível utilizar laranjas, algas e cânhamo em têxteis sem comprometer a estética?
Algumas atrações


A Planq lançará os materiais Rezign®, feitos a partir de resíduos têxteis, como jeans, roupas militares e ternos combinados com base biológica. Fotos: Trina Wickenden.

Aplicação dos materiais Rezign® em assentos e encostos de cadeiras. À esquerda, encontra-se uma luminária da Yair Neuman. Foto: Trina Wickenden.

Para esta edição da feira, Yair Neuman traz o reaproveitamento de lentes oculares para criação de seus novos produtos, o que inclui uma série de luminárias e a linha de armações de óculos Delerex®. Foto: Trina Wickenden.


Projetado por Lars Beller Fjetland, Bello! é um banco leve que será apresentado pela Hydro. Esse produto ilustra o potencial inexplorado do alumínio reciclado. Fotos: Trina Wickenden.

Proposto pelo designer holandês Jack Brandsma e do Innovation Hub East-Groningen, o material Magic traz a investigação de ligantes que podem ser combinados com fibras de cânhamo para gerar produtos. Foto: Trina Wickenden.

Goldfingers, empresa social premiada, projeta e fabrica móveis utilizando materiais recuperados e sustentáveis. Foto: Trina Wickenden.
