
Marcos Bertoldi, arquiteto curitibano formado no início dos anos 80 e especializado em arquitetura paisagística, é, entre os arquitetos de sua geração o mais conhecido no Brasil e mais publicado no exterior. Continuamente publicado em revistas de todo o mundo, foi vencedor de inúmeros concursos, inclusive para o Portal Alemão em Curitiba, monumento em homenagem a colonização alemã no Paraná. Em 2010 foi apontado pela Architectural Digest – USA, na edição “The New AD 100”, como um dos cem arquitetos mais promissores do mundo, tendo sido o único arquiteto da região sul do país a merecer um programa exclusivo do “Casa Brasileira” no canal GNT/Globo.
O livro, editado pela Zeta Editora, começou a ser elaborado no final de 2017 e pretende fazer uma cobertura ampla e completa dos 35 anos de carreira do arquiteto, apresentando detalhadamente seus projetos nas áreas de arquitetura, interiores e paisagismo.
O lançamento em São Paulo acontecerá na Casual Exteriores, Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 639 das 11:00h às 14:00h.
Carlos Eduardo Comas arquiteto e crítico de arquitetura, mestre pela Universidade da Pennsylvania e doutor pela Universidade de Paris, assina os textos e faz a curadoria do livro. Dezessete projetos residenciais foram selecionados, entre residências e apartamentos, após visitas e análises de todo o conjunto de trabalhos do escritório.
Julio Mariutti, designer e fundador do Estúdio Lógos, responsável pelo projeto da revista Bamboo, internacionalmente premiado, foi o responsável por toda a diagramação do livro.
Além dos 17 projetos selecionados e amplamente documentados com textos, desenhos e mais de 400 imagens, o livro conta com uma cronologia mostrando 90 trabalhos, da primeira obra realizada pelo escritório: uma concessionária de motos em Ponta Grossa, até os seus projetos mais recentes, ainda em obras ou em desenvolvimento.
Trabalhos menos conhecidos como para as grifes Huis Clos e Reinaldo Lourenço, entre outros, foram recuperados assim como residências em condomínios fechados e apartamentos residenciais de difícil acesso, devido a sua natureza privada, detalhadamente apresentados.
O evento será aberto a todos e o livro já pode ser adquirido no site da editora e nas principais livrarias do Brasil.
