Content

Marca de cerâmicas homenageia Bauhaus

Revestimento traz o geometrismo e linhas dos desenhos técnicos

Foto: Cethegus/Wikimedia Commons

Uma das mais importantes expressões do modernismo no design e na arquitetura, a escola alemã Staatliches Bauhaus (ou apenas Bauhaus) comemora seu centenário. Para homenageá-la, a Roca Cerámica desenvolveu uma linha inspirada em seus grafismos típicos, traduzidos em peças de 21,5 x 21,5 cm.

A escola foi fundada pelo arquiteto e diretor alemão da “Escola de Artes Aplicadas” Walter Gropius (1883-1969) no dia 12 de abril de 1919. O nome é uma junção de “bauen” (“para construir”, em alemão) e “haus” (“casa”). Os estudantes encontravam uma visão interdisciplinar de artes como arquitetura, escultura, pintura e desenho industrial.  Na arquitetura, a Bauhaus se popularizou pelas paredes lisas e brancas, eliminando a decoração. Outra marca da escola também foi a exclusão das paredes internas (como nos lofts), somadas a amplas janelas e fachadas de vidro. A escola também popularizou as coberturas planas, transformadas em terraços.

“A escola Bauhaus continua sendo um exemplo. Era impossível deixar passar seu centenário em branco e a homenagem veio de encontro com uma de suas características mais icônicas: a geometrização”, comenta Christie Schulka, marketing manager da Roca Brasil Cerâmica.

A linha Bauhaus é pautada na geometria minimalista e gráfica dos desenhos técnicos que aparecem texturizadas por pequenos fragmentos coloridos. Os planos de cores se formam espontaneamente entre as peças, permitindo diversas composições.

Linha Bauhaus da Roca Cerámica/divulgação

Categorias:Content

Marcado como:, , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.