Edifício do patrimônio industrial de Bratislava sofre uma revitalização e se torna a peça central do novo centro da cidade. Texto: Júlia Palma I Fotos: Matej Hakár
Popularmente conhecido como WERK, o restaurante Jurkovičova Tepláreň foi a única edificação preservada dentro do complexo original da refinaria Apollo, sofrendo uma transformação radical nos últimos anos para adaptar-se a uma nova comunidade empresarial. Com um ambiente de trabalho dinâmico, o restaurante, que ocupa boa parte do andar térreo da construção, tornou-se um importante ponto de encontro, além de um elemento vital do edifício e dos arredores do local.


Concebido pelo estúdio BEEF ARCHITEKTI, o interior do estabelecimento mistura o design moderno com a preservação de um patrimônio industrial, integrando ambientes multifuncionais como um café, uma galeria e um restaurante, permitindo a adequação desse espaço versátil às necessidades variáveis do dia-a-dia. Durante o período da manhã, por exemplo, uma pequena área do andar fica destinada ao momento do breakfast, separada do restante através de uma cortina que fica no interior do estabelecimento. Ao longo do dia as ofertas são adaptadas de acordo com as necessidades dos frequentadores e o restaurante transforma-se num espaço para almoços de trabalho ou para tomar café e comer um bolo. Aos finais de semana e durante o período da noite o WERK transforma-se num bar animado com música ao vivo.
O ambiente
Com uma vista aberta sobre todos os pisos interiores, o estabelecimento tem a capacidade média de cerca de 200 lugares, e possui seu ponto central direcionado à cozinha aberta, ao bar e ao bloco de vinhos iluminados, onde ficam disponíveis uma variedade de opções de assentos e mesas à escolha do cliente. O ambiente é permeado por uma mistura de elementos, conjugados para se misturar com os perfis e componentes de aço fino perceptíveis nas molduras dos vidros de design intricado ao longo do perímetro, na abertura do teto e nas prateleiras, somados aos silos suspensos e às paredes de tijolos originais que dão ao espaço um novo ar de design eclético.



A utilização de materiais maciços e superfícies rugosas cria uma estética particular contra a camada industrial e os sutis elementos de aço da estrutura. A alvenaria não convencional do chão em formas de espinha de peixe, o tampo de madeira do bar e a ilha da cozinha em pedra se destacam no ambiente e se alinham com a utilização do couro e tecidos macios que ficam em contato direto com os clientes, fugindo da artificialidade e adotando o desgaste do material. Aqui, a iluminação do ambiente entra também como um elemento capaz de adaptar o interior a diferentes modos e estados de espírito pautados no passar das horas.
Ficha técnica
Nome do projeto: WERK Restaurant
Estúdio: BEEF ARCHITEKTI
Cliente: Medusa Restaurants
Localização do projeto: Bratislava – Slovakia
Ano de conclusão: 2021
Área de piso utilizável: 544 m²
Fotógrafo: Matei Hakár
Autores do projeto: Rado Buzinkay, Andrej Ferenčík e Helena Kučerová
Co-autoria: DF Creative Group [Martin Paško]