Repensando a estratégia do local de trabalho para novas instalações corporativas. Texto: Divulgação | Fotos: Claude-Simon Langlois

Desde 2019, Lemay trabalha com a Bonduelle na realocação de sua sede, acompanhando-os em um grande passo à frente em sua estratégia de local de trabalho. Os designers de Lemay deram vida à visão das equipes de Bonduelle: A nova sede é um lugar onde diferentes estilos de trabalho são acomodados, e os funcionários podem aumentar seu desempenho quebrando silos e criando sinergias entre equipes geograficamente dispersas. O espaço, adequado para diferentes estilos de trabalho, apresenta elementos de design biofílicos, como materiais naturais, abundância de plantas e um sistema de ventilação otimizado. O desenho deste projeto está centrado nas pessoas e nas necessidades que elas expressam.


Nomeada por sua proximidade com o REM, a Estação B reflete uma empresa cuja identidade é baseada na vida vegetal. Inspirada na metáfora da árvore e no sistema interconectado que ela representa, a Estação B encontra suas raízes na cafeteria do primeiro andar, um local de encontro que naturalmente vibra com a atividade e as interações entre os colegas. Este ponto focal estende-se pelo tronco de uma ampla e generosa escadaria coroada por uma vegetação luxuriante, até aos espaços de trabalho ramificados e privados que ocupam a periferia das janelas de cada piso, lembrando as estufas com divisórias de vidro.

No âmbito da deslocalização da empresa, as equipas da Bonduelle tiveram a oportunidade de participar no desenvolvimento de uma nova abordagem às estratégias de trabalho. Liderado por Sandra Neill, “o novo espaço de trabalho focado nos negócios da Bonduelle é um ambiente de trabalho inclusivo com uma variedade de locais, oferecendo aos funcionários a oportunidade de escolher o melhor tipo de espaço – individual ou colaborativo – para atender às suas necessidades e preferências pessoais. Este local de trabalho inovador promove a saúde física e o bem-estar, concentrando-se na experiência do funcionário e do cliente e incentivando o movimento ativo ao longo do dia.” Através de uma série de workshops criativos e participativos, a equipa de design de interiores desenvolveu um conceito adaptado às novas realidades do mercado e às ambições da empresa.


Fundada em 1853, com o objetivo de inspirar uma transição para produtos à base de plantas, até agora, os funcionários corporativos da Bonduelle estavam espalhados por vários escritórios, incluindo Montreal, St-Denis e St-Césaire. A Estação B agora reúne todos os funcionários sob o mesmo teto e é um excelente exemplo de como estratégias de design de local de trabalho cuidadosamente pensadas e centradas no ser humano podem criar ambientes estimulantes e saudáveis para os funcionários.

Créditos
Cliente: Bonduelle Americas
Design de Interiores: Lemay
Desenvolvedor: Devimco-Solar Uniquartier
Empreendedor: P&R Desjardins
Engenharia eletromecânica: BPA
Mobiliário: Groupe Focus
Iluminação: Ventes Futura
Azulejo: Daltile, Ciot, Caesarstone, Italbec
Revestimentos: Interface, Stonehard, Tarkett, Armstrong, Mannington
Fotos: Claude-Simon Langlois
Para mais Informações, acesse: