Sábado, 02 de Julho de 2022

Lelé: um Projeto de Brasil

Escola da Cidade recebe exposição sobre o arquiteto João da Gama Filgueiras Lima, o Lelé. Texto e fotos: divulgação

A Galeria da Cidade recebe a exposição Lelé: um Projeto de Brasil, sobre o arquiteto João da Gama Filgueiras Lima. A exposição apresenta e homenageia a trajetória de mais de meio século de exercício profissional deste que uniu concepção, projeto e construção com maestria, sempre preocupado com questões climáticas e em diálogo com a geografia e temas como economia energética e de matéria prima. A abertura ocorre de forma virtual no dia 11/2, às 18h, no canal do YouTube da Escola da Cidade. O período de visitação vai de 12 de fevereiro a 20 de maio de 2022, com entrada gratuita e uso obrigatório de máscara.

Com curadoria da arquiteta e professora Anália Amorim e do arquiteto e professor Valdemir Rosa, a exposição propõe um olhar analítico e atento à trajetória de Lelé e sua contínua busca por aperfeiçoamentos espaciais, em constante conversa entre a forma, a matéria, a estrutura, o meio e o canteiro. Pressupondo que a Arquitetura começa na formulação do problema, na elaboração do programa, espera-se que o público possa usufruir da estreita relação entre o projeto e a construção, partes que se retroalimentam na obra do arquiteto.

A exposição conta com painéis, vídeos e maquetes exibidos em A arquitetura de Lelé: fábrica e invenção, exposição realizada no Museu da Casa Brasileira em 2010. Também há parte do acervo dos Expedicionários do Lelé, grupo de estudantes de arquitetura da Escola da Cidade que, por quatro anos, dedicaram suas férias a visitas de estudo ao Centro de Tecnologia da Rede Sarah (CTRS), uma das fábricas do Lelé. A cronologia de obras montada no MCB em 2010 está revista e ampliada numa linha do tempo que ocupará 15 dos 30 metros lineares de vidro da Galeria voltados para a cidade. Pretende ser mais uma contribuição na atualização, sempre inconclusa, dos quase 60 anos de atividade profissional de Lelé, que completaria 90 anos de vida em 2022.

A exposição integra um conjunto de atividades que celebra os 20 anos da Escola da Cidade como faculdade de arquitetura e urbanismo, cujo projeto pedagógico teve, em Lelé, uma grande fonte de apoio e inspiração. Ele dá nome à Fábrica-Escola de Humanidades, nosso ensino médio técnico, e inspirou também a criação do curso de pós-graduação Conceber e Construir. Dezenas de profissionais e pesquisadores, quando convocados, abriram suas agendas, com presteza, saudade e alegria, para gravarem depoimentos sobre este grande mestre da arquitetura, companheiro e amigo. Esses depoimentos, além de outros vídeos e materiais inéditos, serão disponibilizados no espaço expositivo numa espécie de maratona aos que querem conhecer Lelé ou dedicar-se ao estudo de seu legado.

Também serão realizadas atividades paralelas, como seminários. O primeiro deles será o Ciclo de Conversas sobre o arquiteto João da Gama Filgueiras Lima e o Projeto de Brasil, na semana inaugural do programa de pós-graduação da Escola da Cidade, de 7 a 11 de março, a partir das 18h. O evento será online, gratuito e aberto ao público.

Mais do que expor obras e ideias do arquiteto ao longo de um trajeto, Lelé: um Projeto de Brasil deseja levantar o debate a respeito de um país que dispõe de repertório de soluções arquitetônicas e urbanas ricas de espertezas técnico-artísticas e de cuidados humanos. É uma chance de ver e rever, conhecer e estudar a trajetória de um arquiteto que atravessou o milênio anunciando e praticando, desde sua tenra idade profissional, as grandes questões do século XXI.

Serviço

  • Exposição Lelé: um Projeto de Brasil;
  • Abertura virtual: 11 de fevereiro de 2022, a partir das 18h, com transmissão ao vivo via canal do YouTube da Escola da Cidade;
  • Visitação: de 12 de fevereiro a 20 de maio de 2022;
  • De segunda a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h;
  • Local: Galeria da Cidade;
  • Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo;
  • Rua General Jardim, 65, Centro – São Paulo SP;
  • Entrada gratuita. Uso obrigatório de máscara.
  • Para mais informações, acesse escoladacidade.edu.br/.

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 996543535
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Sábado, 02 de Julho de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752