Um edifício que busca suprir a falta da paisagem ao redor proporcionando jardins internos aos hóspedes.Texto: v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: Atelier d’More.
O projeto está localizado na vila de Huangmuchang, nos arredores de Pequim. Trata-se de um edifício de dois pavimentos em alvenaria de concreto, originalmente utilizado como residência e escritório. O Atelier d’More foi contratado para transformar este edifício degradado em um hotel boutique.

Criando uma paisagem
Dada a falta de paisagem no ambiente circundante, os designers decidiram criar uma visão interior e criar um interessante jardim privado, o que levou à ideia do pátio fechado. Apenas alguns quadros de visualização são abertos na parede sul. Além do céu azul e das nuvens brancas, o caos e o barulho são isolados pela parede. As grandes janelas de vidro do edifício introduzem ativamente o cenário e a luz no edifício, que se torna parte da experiência do espaço interno.




O pátio retangular de 100 metros quadrados é dividido em vários pequenos pátios semifechados para criar um ambiente de pátio interno. Cada pátio terá como protagonista uma pequena árvore, proporcionando uma ligação orgânica entre os pátios. Uma série de interações entre o salão de chá, os quartos de hóspedes e o pátio são criados sob o espaço multinível.



Fluxo livre
A linguagem do projeto arquitetônico e do interior é baseada em um arco de um quarto de círculo, que flui livremente no espaço com uma atitude rigorosa e aumenta a tensão do edifício por meio da composição geométrica. A extensão externa do bloco de construção, na fachada, aproxima-se da natureza em uma postura fluida, aproximando a distância entre arquitetura, natureza e pessoas. A fachada branca torna o edifício abstrato e escultural. Através da renderização de material branco, o limite entre a parede e o topo é borrado. O espaço fluido e a luz natural se misturam para proporcionar às pessoas uma experiência pura em um espaço imaginativo.




Montando o “brinquedo”
Todo o mobiliário deste projeto foi desenhado pelo Atelier d’More. De fato, a equipe de design se dedica há muitos anos a projetar móveis pré-fabricados montados, diferindo muito da indústria de manufatura. O processo de automação industrial tradicional se desenvolve lentamente, e o conceito de montagem de móveis equivale a acionar engrenagens automáticas para construção, onde o próprio cliente pode até operar. A equipe de design aborda a montagem de móveis como um grande brinquedo, transformando a construção enfadonha em um jogo, no qual tanto os trabalhadores quanto os clientes podem participar. A maioria das decorações interiores pode ser montada no local com componentes pré-fabricados. A aplicação deste método de projeto é muito significativa para projetos de construção de baixo custo.






Ficha Técnica
Nome oficial do projeto: Sleeping Lab – Arch
Arquitetos: Le Sheng, Wei Wang
Ano de conclusão: 2022
Área Bruta Construída: 249㎡
Localização do Projeto: Pequim, China
Função do Edifício: Hotel