Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2021

João Diniz com “Vetor Vivo” no MM Gerdau

Com obras inéditas e outras produções do arquiteto, a mostra procura destacar a estreita relação entre a arquitetura, arte e tecnologia.

Texto: Divulgação/ Imagens: Lucas D’Ambrósio .

Criada para celebrar o Dia Nacional do Aço, comemorado em 09 de abril, a exposição Vetor Vivo, de João Diniz, precisou ser postergada em função do avanço da pandemia e do fechamento do museu para visitação física. Agora, com a reabertura do andar expositivo é possível aproveitar a visitação presencial, mas o museu continua oferecendo toda a sua programação em formato online, incluindo a exposição.

A mostra apresenta esculturas em aço como forma de materializar a composição de ideias espaciais, sejam elas artísticas ou arquitetônicas. Por este motivo, são determinadas pelo autor como es.cult.trut.uras. Esse diálogo entre as duas áreas é um elemento muito presente nos trabalhos de João Diniz. As esculturas apresentadas por ele foram construídas a partir do aço fornecido pela Gerdau e foram concebidas de formas experimental e gestual a partir de maquetes em madeira. O arquiteto optou por trabalhar o aço de forma livre, comprometidas com as geometrias poliédricas. “Os espaços construídos geralmente surgem a partir de uma ordenação inicial que os mantém rígidos, funcionando como o esqueleto básico que determina sua forma. À essa ordem estabilizante se dá o nome de estrutura, concebida a partir de preceitos geométricos onde o peso da edificação é conduzido ao solo através de linhas de força que correm por elementos físicos também chamados de vetores”, explica João Diniz ao justificar sua escolha por um sistema criativo mais fluido, fugindo do convencional tradicional ao longo do processo.

Dentre as imagens que poderão ser conferidas pelo público estão obras em aço realizadas pelo escritório João Diniz Arquitetura, em diferentes escalas e temas programáticos. Os edifícios apresentados no filme que faz parte da exposição mostram uma extensa variedade de possibilidades da construção metálica, buscando uma forma própria de interpretar esse sistema construtivo.  Esse filme de 24 minutos de duração, que integra a experiência, convida o espectador a fazer uma imersão pelos principais projetos executados por João Diniz ao longo de sua carreira utilizando o aço como matéria-prima. Dessa forma, o filme não se apresenta apenas como um complemento à exposição, mas como parte fundamental para a compreensão da mesma uma vez que estabelece um paralelo entre as estruturas expostas no museu (que sugerem uma espécie de arquitetura futura) com o real, demonstrando o que já foi construído.  

“Vetor Vivo” pode ser visitada presencialmente ou virtualmente pelo perfil do MM Gerdau na plataforma Google Arts&Culture, e também é tema de um dos roteiros das Visitas Virtuais Mediadas pelo setor Educativo, oferecidas semanalmente ao público. 

Sobre João Diniz

João Diniz é arquiteto e diretor da empresa João Diniz Arquitetura LTDA, executando projetos e construções nas áreas de edificações, interiores, design e urbanismo. Formou-se pela UFMG, é mestre em Engenharia Civil, com ênfase em construção metálica pela UFOP, e doutorando na UFMG, onde prepara tese sobre sua arquitetura construída. Desenvolve paralelamente ações nas áreas de artes visuais, poesia, música, vídeo e performance, o que chama de ‘arquitetura expandida’ ou ‘transArquitetura’. Fundou o projeto colaborativo ‘Pterodata’, em que participa com outros criadores nessas atividades interdisciplinares. Em 2019, realizou as exposições ‘Trama’ e ‘Teia’, em Belo Horizonte, unindo estrutura e escultura e que deram origem à mostra ‘Vetor Vivo’, apresentada agora no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, no Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. 

Sobre o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências. Além da exposição permanente, o MM Gerdau oferece uma programação diversa e para todas as idades. Todas as atividades são gratuitas e estão sendo oferecidas em formato digital. O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal é patrocinado pela Gerdau, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

Serviço

MM Gerdau promove a exposição “Vetor Vivo” de João Diniz  

Data: até 16/10

Horário de visitação presencial: de terça a sábado, de 11h às 18h e quinta de 11h às 21h. Toda última terça-feira do mês: 11h às 17h

Informações completas no site: www.mmgerdau.org.br

Visitas virtuais pelo Google Arts&Culture: https://artsandculture.google.com/partner/mm-gerdau-museu-das-minas-e-do-metal

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 3129-4382
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2021
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752