Sexta-Feira, 01 de Dezembro de 2023

J Residence

Aninhado nas ruas laterais de Windsor Ontário, perto do Lago St. Clair, um trio de volumes de influência escandinava está em forte contraste com seus vizinhos, revelando os desejos arquitetônicos dos seus proprietários.Texto: v2com. Tradução: Maylson de Alencar. Fotos: Windsor Creative

Desejos interiores

A Residência ‘J’ é obra da Dory Azar Architect Inc., e exemplifica a filosofia da empresa de envolver uma casa em torno do estilo de vida dos clientes. Uma decisão intuitiva e ousada de última hora dos proprietários mudou a trajetória do design para melhor, e salvou sua casa da mundanidade.

Os clientes inicialmente entraram em contato com a Dory Azar Architect Inc. porque queriam uma nova perspectiva sobre um conceito de design anterior, feito por outro designer. Eles já tinham obtido uma licença de construção, mas eles estavam com medo de seguir em frente com a construção. Os clientes compartilharam imagens da arquitetura de estilo escandinavo, explicando como eles se identificavam e apreciavam as formas simples, linhas limpas e estética moderna. Assim, naquele momento decidiram abandonar seu plano original, iniciando assim o processo de busca de um novo design que esteja melhor alinhado com seus gostos e valores.

Situação

A propriedade fica dentro da planície de inundação de 100 anos, conforme identificado pela autoridade de conservação local. Como tal, os clientes estavam muito preocupados com o risco de inundação.

A equipe de design trabalhou com a autoridade de conservação para estabelecer uma elevação segura para construir a casa. Como precaução adicional, foi implementada a construção de lajes em grau para eliminar um porão ou um espaço de rastreamento, ambos práticas comuns de construção na região.

O trio

O planejamento do espaço para a residência foi uma resposta aos desejos muito específicos dos clientes. Primeiro, os três volumes foram estabelecidos para abranger seus usos únicos.

O primeiro volume contém as áreas privações (ou seja, quartos e banheiros). O segundo contém os espaços de entretenimento e encontro (ou seja, cozinha, áreas de convivência e jantar), e o terceiro contém as áreas de garagem e armazenamento. Uma vez estabelecidos esses usos, as orientações dos volumes foram manipuladas para garantir adjacências e fluxo adequados. Eles foram ainda refinados para manter ou limitar vistas específicas e conexões físicas entre o interior e o exterior da casa.

O eixo da ala privada da casa é um único corredor carregado que separa os quartos e a sala de lazer do ar livre, proporcionando um tampão visual da abordagem principal da casa. O corredor termina com um modesto pátio ao ar livre, que os clientes usam para leitura, desenho e a ocasional performance musical improvisada. Os volumes habitáveis são longos e estreitos para permitir uma abundância de luz natural, e os pisos de concreto polido e a paleta de cores interiores claras permitem que os espaços se sintam mais brilhantes e mais abertos.

Materialidade

Os métodos de construção são vernáculos e incluem enquadramento de madeira padrão, pisos de concreto polido e moinhos personalizados. Os acabamentos externos incluem revestimento vertical de cedro branco e telhados metálicos de costura em pé. O resultado final é um exercício de escala e simplicidade que se mantém fiel à filosofia do arquiteto de envolver uma casa em torno do estilo de vida de um cliente para uma resposta holística e adequada ao cliente.

Ficha técnica

Cliente: Ocultado

Data: 2018

Arquiteto: Dory Azar Architect Inc.

Localização: Windsor, Ontário, Canadá

Dimensões do terreno: 70′ x 502′

Fotógrafo: Windsor Creative

Compartilhar artigo:

Sexta-Feira, 01 de Dezembro de 2023
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752