Projeto de Patrícia Martinez busca ampliar contato entre funcionários enquanto cria ambiente confortável para a rotina de trabalho. Por Pedro Zuccolotto. Fotos por Fabiano Al Makul.
Localizado no Cidade Jardim Corporate, em São Paulo, o empreendimento de 595 m² comporta três empresas diferentes de um mesmo grupo em um espaço. Assim, se fez necessário criar um ambiente propício para interações sociais desses diferentes grupos. Alinhando isso com a utilização de materiais naturais que trazem conforto, o resultado é a criação de um ambiente amigável que instiga o contato entre todos presentes.
O projeto
O grupo já era cliente do escritório Patricia Martinez Arquitetura. O objetivo principal era rejuvenescer a cultura de relacionamento interpessoal dos colaboradores, tornando suas interações mais orgânicas, dinâmicas, interativas e espontâneas. Para isso, a arquiteta criou uma intervenção sensível, a qual chamou de uma “arquitetura dentro da arquitetura”, reestruturando o espaço interno com uma telha metálica pintada de preto que divide os espaços e criando três núcleos em formato de trapézio, onde em cada extremidade há uma televisão, ideal para reuniões informais onde não é preciso se movimentar muito para absorver o conhecimento.
O espaço todo tem integração visual entre os núcleos, inclusive o central, que é envidraçado e possui isolamento acústico, solução criada pela arquiteta para o time
do ambiente que mais faz barulho e poderia incomodar os demais colegas.
Materiais
Alinhada aos gostos do cliente, Patrícia traz uma estética repleta de elementos naturais com madeira, biofilia e paisagismo, além de uma assessoria de Feng Shui que equilibrou a energia do espaço através das obras de arte, formas e formatos dos elementos nos mínimos detalhes.
Ficha técnica
Escritório: Patrícia Martinez Arquitetura
Engenharia: Strix Engenharia
Área: 595 m²
Localização: São Paulo, Brasil
Ano de início da obra: 2019
Ano de conclusão da obra: 2020
Paisagismo: André Paoliello
Execução: Strix Engenharia
Fornecedores
Mobiliário: Securit
Cadeiras: Herman Miller
Matéria publicada originalmente na revista aU.