Bernardo e Priscila Tressino, arquitetos à frente da PB Arquitetura, trazem uma reforma baseada na fluidez e redução de barreiras físicas. Texto: Bruno Henrique Silva | Fotos: Photons Fotografia | Henrique Ribeiro.
Somando mais de 10 mil m² de obras realizadas, o escritório PB Arquitetura atua com uma equipe de arquitetos com diversas especializações. Familiarizados com projetos de arquitetura, interiores e paisagismo, os sócios atuam ativamente em todas as etapas e processos, marcando os projetos como o estilo contemporâneo. Neste projeto, lidam com uma planta limitada através da integração da área social para oferecer ambientes mais aconchegantes para os habitantes e seus pets. O uso de cores claras, texturas macias e suaves favoreceram a composição de interiores modernos e delicados.
Segundo os arquitetos a integração de ambientes ainda gera muitas dúvidas nos clientes. “Sempre pontuamos aos nossos clientes que ela consiste em uma abordagem arquitetônica que reduz as barreiras físicas entre os cômodos e, ao mesmo tempo, entrega fluidez e um layout repleto de assimetrias. Em especial neste imóvel, conquistamos uma área social que dialoga com a sala de jantar e a cozinha, além de abrirmos bastante espaço para a luz natural”, informam.


A área social da casa, com seu layout irregular e aberturas, integra diferentes cômodos como solução funcional e oferece maior comodidade ao casal. Fotos: Photons Fotografia | Henrique Ribeiro.
Ao entrar no apartamento, os residentes são imersos em um ambiente integrado com direito a sala de televisão, sala de jantar e cozinha. No primeiro ambiente é dominado pela madeira, tanto no painel ripado, que mimetiza as aberturas de armários, quanto nos brises verticais, que compõem o painel para a televisão e expõem os outros espaços da casa. Os habitantes podem acessar os outros espaços da área social por meio de uma passagem destacada por uma parede verde. A cozinha e sala de jantar recebem ampla iluminação natural, sendo que a bancada em ilha ganha uma iluminação exclusiva e as fitas slim acompanham a configuração dos armários.

Na cozinha, a iluminação natural é complementada por lâmpadas dedicadas a bancada e fita led que percorre os armários. Foto: Photons Fotografia | Henrique Ribeiro.
Mais para o interior do apartamento, entramos em um espaço mais íntimo, composto por lavanderia, quarto do casal, banheiro e quarto de hóspedes. No quarto, o foco esteve na comodidade oferecida pelo layout. “Subimos uma cabeceira amadeirada que acompanha toda a extensão da parede e, próximo da cama, inserimos nichos laterais embutidos que receberam os objetos decorativos”, adicionam Priscila e Bernardo. No quesito iluminação, foram instaladas fitas de led que promovem iluminação indireta na cabeceira da cama e no contorno do espelho, enfatizando a função prática do mobiliário.

O quarto do casal acompanha o mesmo formato irregular do restante do apartamento, com uma parede de arabescos que dá outra aparência ao ambiente. Foto: Photons Fotografia | Henrique Ribeiro.
Para o banheiro, foi construído um box com um super nicho que acomoda diversos produtos de higiene dos moradores. A estética clean do cômodo foi complementada pela bancada de quartzo e cuba de encaixe e prateleiras laterais.
