Diversos cenários no mercado, criados há décadas, encontraram fórmulas sólidas de modelos de negócio que garantem seu bom funcionamento. Hoje, muitos desses cenários estão sendo desconstruídos pelas novas tecnologias. Nesse mercado, surgiu o QuintoAndar, a primeira empresa do mundo a digitalizar por completo o processo de aluguel de imóveis. José Osse, head de comunicação da empresa, conta um pouco sobre a trajetória da companhia e seu viés inovador.

José Osse. Foto: divulgação

ArqXP: Como surgiu a ideia de criar a plataforma?

José Osse: O QuintoAndar foi criado em 2012, quando Gabriel Braga e André Penha faziam MBA em Stanford. Os dois tinham sofrido com burocracia e ineficiência toda vez que alugavam um imóvel e decidiram que esse era um problema que precisava ser resolvido. O QuintoAndar começou a operar de fato em 2013, em Campinas. Logo chegamos a São Paulo e, hoje, já estamos em 25 cidades do Brasil. 

ArqXP: De que forma o Quinto Andar inovou num mercado tão consolidado como é o dos aluguéis em São Paulo?

JO: Usamos tecnologia para eliminar a burocracia do aluguel residencial e facilitar a experiência de ponta a ponta, tanto para o inquilino quanto para o proprietário. O QuintoAndar foi a primeira empresa no mundo a resolver por internet 100% do processo de aluguel – anúncio, busca, agendamento da visita, negociação, pagamento, assinatura de contrato. 

Digitalizamos, automatizamos e padronizamos todas as fases pelas quais passam inquilinos e proprietários. O anúncio é padronizado, feito com fotos profissionais, e as visitas – sempre acompanhadas por corretores – são marcadas online. Otimizamos até as agendas dos corretores para aumentar a capacidade de atendimento deles e diminuir o tempo perdido no trânsito. A negociação entre inquilino e proprietário é feita também online e, quando chegam a um acordo, fazemos a análise de crédito do interessado. Ele sendo aprovado, a assinatura do contrato é pelo próprio aplicativo, sem a necessidade de ir a um cartório.

O inquilino não precisa dar garantias como fiador ou seguro-fiança, apenas ser aprovado pela análise. Para o proprietário, asseguramos que ele receberá em dia o valor do aluguel, independentemente de o inquilino ter pago ou não. No fim do contrato, ainda oferecemos proteção de até R$ 50 mil para reparos no imóvel, caso fique algo por fazer pelo inquilino.

ArqXP: Qual é a chave para o sucesso dessa ferramenta que pretende reinventar uma forma tão antiga de negócio como o aluguel?

JO: Nosso modelo, baseado em tecnologia e eficiência, não apenas resolve os pontos de dor em todo o processo, mas é feito em larga escala, algo inédito no formato tradicional. Vamos além da simples correção pontual e desenvolvemos soluções inovadoras que melhorem a experiência de muita gente e transformam o mercado para benefício de todos. Isso vale inclusive para as imobiliárias tradicionais. Com nosso programa de parcerias, empresas que tenham uma visão de mercado inovadora e alinhada com a nossa, podem se unir ao QuintoAndar para oferecer nossas vantagens a seus clientes e, por sua vez, contribuir para o crescimento da plataforma.

ArqXP: Em que medida a fórmula do Quinto Andar pode afetar a maneira tradicional de atuação das imobiliárias?

JO: Nosso programa de parcerias com imobiliárias tradicionais é um exemplo disso. Por meio das nossas parceiras, permitimos que pessoas “offline” tenham acesso a um produto mais simples, rápido e seguro. As imobiliárias entram com o atendimento presencial e o conhecimento do mercado e ajudam na captação de imóveis. Nós entramos com todas as vantagens da plataforma, sem exigir garantias caras e complicadas dos inquilinos e assegurando a tranquilidade do proprietário quanto ao recebimento em dia do aluguel e a preservação do imóvel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.