Um novo espaço dinâmico para a experiência humana Texto: Divulgação | Fotos: Brandon Barré e Adrien Williams
Localizada no cruzamento do distrito internacional, do Quartier des spectacles e da Velha Montreal, Humaniti é a comunidade de uso misto mais alta de Montreal. Inclui um hotel de luxo, unidades de aluguel, restaurantes, boutiques e espaços públicos. Seu design único em forma de H promove um diálogo e abertura em seus 39 andares e diferentes vocações.
A praça multifuncional é uma extensão da magnífica Place Jean-Paul Riopelle, em homenagem ao internacionalmente renomado pintor e escultor de Quebec, que enfrenta o projeto.
O Objetivo
O objetivo era criar uma torre que marcasse o horizonte da cidade de Montreal, ao mesmo tempo que criasse um senso de comunidade em uma área hiper-densa. A empresa de design canadense, Lemay, foi contratada como arquiteto principal, enquanto a marca irmã, Lemay + Escobar, elaborou os interiores do hotel.
Seu design atinge um equilíbrio entre arrojado e elegante. Ele absorve e contribui para a energia do ambiente, refletindo a riqueza e a diversidade de sua localização, ao mesmo tempo em que cria uma identidade própria. Aberto e generoso, ele cria um ambiente único onde abundam as experiências humanas multissensoriais. Humaniti responde às diferentes escalas e limitações do contexto urbano, enquanto remodela a esfera pública do projeto tanto na paisagem urbana quanto em seu espaço vertical.
As Laminas
Do centro da Place Jean-Paul Riopelle, podem-se ver duas lâminas estreitas que se partem. A lâmina mais alta tem uma forma truncada, uma homenagem ao edifício Flatiron de Manhattan. A segunda lâmina parece se partir e cair do monólito. O efeito de tirar o fôlego amplifica a experiência da praça vizinha, ecoando a névoa da fonte central de volta para a comunidade vertical.
As Colmeias
As colméias são um gesto arquitetônico distintivo do projeto, reforçando o conceito de cidade vertical. Embora não sejam totalmente visíveis da rua, essas varandas pré-fabricadas quebram a escala do projeto para criar um discurso doméstico. Cada colmeia acomoda aproximadamente quatro famílias, semelhante à tipologia encontrada em muitos bairros de Montreal. A sua disposição escalonada favorece a penetração da luz natural nas unidades residenciais, ao mesmo tempo que atrai o olhar pelo seu ritmo e simplicidade. A escala humana das colmeias e os agrupamentos bem definidos de condomínios evocam uma sensação de comunidade menor, enquanto acomodam centenas de moradias.
“A Humaniti mudou o campo de jogo para projetos de uso misto em Montreal e Canadá, prova da coragem da equipe de desenvolvimento, e desafia o status quo de várias maneiras. Ele surgiu como um exemplo de como estratégias de excelência de design ponderadas e diferenciadas podem desempenhar um papel no sucesso de desenvolvimentos grandes e complexos. Humaniti é a chave para o ressurgimento da cidade e um símbolo do futuro de Montreal como a capital mundial do design. ” – Andrew King, Diretor de Design, Lemay
O Hotel
“ O projeto está localizado no Quartier International, a poucos passos do Palais des Congrès, o icônico centro de convenções da cidade, e no limiar do centro histórico da cidade. É uma cena icônica, jovem e vibrante e, portanto, queríamos que o foco fosse a diversão e a alegria, além de ser muito contemporâneo. Projetamos o espaço com linhas limpas e o curamos com arte e móveis ecléticos . “- Andres Escobar, Diretor de Design, Lemay + Escobar

O hotel Marriott Autograph Collection de 4,5 estrelas está distribuído por 11 andares e está suspenso em uma estrutura em forma suspensa, casando os complexos residenciais e comerciais da Humaniti e completando a forma única em “H” da comunidade.
Dentro do hotel, dois temas de design simultâneos estão em ação: os acentos geométricos ousados inspirados na arquitetura nítida de Humaniti e a ênfase mais suave e tranquila no conceito de “humanidade”.
Em nenhum lugar isso é melhor exemplificado do que no saguão do Humaniti Montreal Hotel, já que o lustre, torcido na forma sinuosa de um filamento de DNA, complementa lindamente os tetos altos, pisos geométricos e padrão impressionante do teto, junto com uma divisória linear dourada. As peças de arte escultóricas exibidas por todo o saguão transmitem um contraste semelhante entre a geometria e a humanidade.
A mesma abordagem holística caracteriza os quartos, com uma paleta de cores composta principalmente de amarelos ricos e azul-petróleo profundos. Isso promove um rico equilíbrio entre a felicidade e a espontaneidade do amarelo e a tranquilidade e o otimismo pacífico do verde-azulado. Os padrões geométricos encontrados nos quartos, vistos tanto no carpete quanto nos ladrilhos do banheiro, destacam a arquitetura geral de Humaniti. Esses elementos fornecem um contraste vibrante com elementos de design mais suaves, como a obra de arte, inspirada pela mãe natureza, e o par de esculturas de aspecto humano.
Conectando Moradores Urbanos à Natureza
A comunidade vertical permite que moradores e visitantes desfrutem da vida na cidade grande, conectando-se com a natureza, favorecendo o bem-estar e estabelecendo um diálogo entre seus moradores e os espaços que habitam. Projetado para abraçar os espaços verdes circundantes, Humaniti reconecta os moradores urbanos com seu ambiente natural. Seu design propõe um estilo de vida que reduz a necessidade de luz artificial em vez de luz solar natural e vistas, em um esforço para criar uma sensação de serenidade em um contexto dinâmico e conectado. O esquema de cores do projeto foi cuidadosamente selecionado com base naqueles que podem ser encontrados em espaços naturais, solidificando ainda mais a conexão do projeto com a natureza.
Sobre a Lemay
Desde 1957, Lemay tem imaginado novas maneiras de criar espaços que envolvam os usuários e aproximem as pessoas. Mais de 450 arquitetos, designers, líderes da indústria e agentes de mudança trabalham incansavelmente para cultivar a inovação em seus próprios quintais e em comunidades ao redor do mundo. Inspirada e fortalecida pela criatividade transdisciplinar, a empresa também desenvolveu sua própria abordagem Net Positive TM para orientar as equipes em direção a soluções sustentáveis que moldam um futuro melhor. Com a experiência humana em seu coração, Lemay se esforça para projetar com empatia e criar espaços para crescer.
Sobre a Lemay + Escobar
De design de interiores e arquitetura a direção artística e curadoria, Lemay + Escobar cria experiências distintas e ecléticas que ressoam e inspiram. O estúdio reúne os talentos prolíficos de Andres Escobar e suas experiências com projetos aclamados na cidade de Nova York e nos principais mercados dos Estados Unidos, com o escritório de arquitetura internacionalmente reconhecido com sede em Montreal, Lemay. Com o respaldo de décadas de experiência, Lemay + Escobar e seus instintos premiados e excelência em design arquitetônico criaram ambientes de vida sustentáveis e ofereceram sinergias incomparáveis em projetos poderosos e proeminentes em todo o mundo.

Folha Técnica
Incorporadora imobiliária: Cogir
Arquitetura: Lemay
Design de interiores: Lemay + Escobar e Lemay
Interiores – hotel (pública e quartos de hóspedes), 8° andar piscina no terraço e bar, 9° piso do ginásio e vestiários, RDC saguão térreo átrio: Lemay + Escobar
Interiores – chalé urbano, corredores residenciais, unidades e amenidades: Lemay
Para mais informações, acesse lemay.com/projects/humaniti/