Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2021

Hospital Modular para emergências

Projetada no contexto da pandemia do COVID-19, a proposta de hospital temporário e modular tenta responder as necessidades imediatas de uma pandemia, agredindo minimamente o entorno.

Texto: Divulgação/Tradução e Adaptação do editor.

A história humana é sempre acompanhada pelo surgimento de uma variedade de vírus: SARS, MERS, COVID-19 e outros surtos imprevisíveis, altamente infecciosos. Uma vez que a escala, o tempo e o local de tais surtos não podem ser previstos, construções temporárias para a saúde e que possam ser usadas por um longo tempo, são de grande necessidade. 

Nesse contexto pandêmico está inserido o projeto “Hospital Modular e Deformável de Prevenção para pandemias em Xangai”, vencedor do Prêmio WAFX 2021 na categoria “Saúde”. Localizado em um parque em Mincheng Road, distrito de Minhang, Xangai, o hospital foi projetado no início de 2021 pelo professor Chenping Han e sua equipe da Escola de Arquitetura e Design da China University of Mining and Technology (CUMT – Universidade de Mineração e Tecnologia da China).

As necessidades do projeto

Com área construída  de 750,5 m2, o projeto é composto por: área de isolamento  (24 leitos), área de trabalho do corpo clínico e áreas funcionais auxiliares (energia, água, ventilação e fornecimento de oxigênio). O coração da construção é a ala de isolamento de pressão negativa, já os módulos auxiliares consistem em: tratamento, escritório, limpeza, ventilação e energia.

A partir disso, podem ser levantados hospitais temporários para prevenção de epidemias e resgates graças a combinação rápida de módulos, podendo assumir diversos tamanhos e tempos de funcionamento de acordo com a necessidade imediata de cada caso.

Composição dos módulos

Por meio de uma série de métodos de design, o projeto condensa vários componentes arquitetônicos em um módulo baseado no protótipo de um Contêiner Padrão internacional de 20 pés (6,06m de comprimento por x  2,44m de largura x 2,59m de altura), com uma área total de 14,79m². Depois de sofrer expansão, o módulo cobre uma área de 76,15 m2. Cada um é equipado com ventilação de pressão negativa, luz natural suficiente, circulações separadas para pacientes infectados e corpo médico, uma área tampão, banheiros e duas enfermarias de isolamento padrão com quatro leitos, atendendo às especificações de design e requisitos de hospitais para doenças infecciosas. 

Redução de impacto com o entorno

A equipe de projeto também considerou o conforto psicológico dos pacientes e da equipe médica e, por isso, propôs a aplicação de materiais reflexivos na fachada do edifício para reduzir o possível impacto visual e psicológico nas pessoas que circulam em seu entorno. Além disso, as cores principais do prédio são o verde e o amarelo, que se assemelham aos eletrodomésticos do dia a dia.

Sem intervenção no entorno pela instalação da fundação e do oleoduto, são necessários apenas 2 trabalhadores e 3 horas para concluir a montagem de um módulo (incluindo equipamentos e instalações). Destaca-se aqui a facilidade de montagem, considerando o processo de projeto, trabalhadores menos qualificados podem realizar a construção com algum treinamento simples e, embora o levantamento exija o uso de um guindaste leve, o módulo pode ser desdobrado e desmontado com ferramentas comuns e andaimes simples.

Existem duas opções oferecidas pelo projeto para o descarte pós-pandêmico: uma é desmontá-lo e armazená-lo para uso futuro; e a outra é atribuir novos usos para o local, como hotéis, bares, cafés, etc.

Ficha Técnica

Localização: Xangai, China

Fornecedor: Housespace Prefab Co., Ltd.

Cliente: Wuxi Environmental Sanitation Services CO., LTD.

Arquiteto/Designer responsável: Chenping Han

Gerente de Projeto: Feng Gao

Equipe de Arquitetura: Hanchenping Studio, CUMT

Status: Em construção

Sobre o Hanchenping Studio, CUMT

Hanchenping Studio é uma equipe de professores e alunos da Escola de Arquitetura e Design da China University of Mining and Technology, presidida pelo Professor Chenping Han (Phd) e focada em expandir as novas possibilidades e técnicas de ciência e tecnologia aliadas à arquitetura.

Para saber mais, visite: https://www.worldarchitecturefestival.com/wafx-winners-2021 (em inglês)

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 3129-4382
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2021
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752