Projeto da SPBR Arquitetos ficou em primeiro lugar no prêmio da ArchDaily, escolhido por voto popular entre centenas de obras construídas em países de língua portuguesa. Texto e fotos: divulgação

Inaugurado em maio do ano passado, o Hospital de Urgência de São Bernardo do Campo acaba de ser premiado na quarta edição do Prêmio Obra do Ano, do portal especializado em arquitetura ArchDaily. Em votação popular dos leitores do site, o hospital, que foi construído pela MPD Engenharia e teve seu projeto arquitetônico idealizado pela SPBR Arquitetos, ficou em primeiro lugar, disputando com outros 14 finalistas do Brasil, Portugal e Moçambique.

Acima, fachada do Hospital de Urgência de São Bernardo do Campo que remete à um estilo industrial.

Centenas de obras dos mais diversos países de língua portuguesa construídas no último ano foram indicadas até que os 15 finalistas fossem selecionados. Além do Hospital localizado na região metropolitana de São Paulo, completam o pódio da premiação de 2021 o projeto de arquitetura de uso misto e habitação coletiva de 1000m², da Summary, localizado na cidade de Vale de Cambra, em Portugal, e a Residência RN, da Jacobsen Arquitetura, projeto de interiores em Itaúna, Minas Gerais.

Com sete pavimentos e mais de 23 mil m² de área construída, o hospital conta com 250 leitos, sendo desses 80 de UTI e 170 de enfermaria. Quando entregue, passou a atuar exclusivamente no combate à Covid-19 e no tratamento dos acometidos pela enfermidade, sendo o maior hospital exclusivo para o enfrentamento a essa doença no Brasil.

“Foi uma grande responsabilidade para nós conceber e entregar um projeto como o Hospital de Urgência, ainda mais que, por uma triste casualidade, tenha sido em um momento como o que estamos vivendo, em que um complexo hospitalar como esse se torna ainda mais importante”, afirma Nilson Soares da Silva Filho, Diretor de Operações da MPD Engenharia. “Ainda assim, fazer parte desse projeto foi um grande orgulho para nós, e vê-lo sendo reconhecido por suas características e pelos desafios que apresentou nos deixa muito felizes. A SPBR Arquitetos merece ser parabenizada por todos ao entregar um projeto tão incrível”.

No fim de 2020, o projeto já havia sido premiado na terceira edição do Prêmio Oscar Niemeyer para Arquitetura Latino-americana, ficando em segundo lugar entre vinte finalistas de sete países diferentes: Chile, México, Equador, Peru, Argentina e Colômbia, além do Brasil.

Serviço

Para mais informações sobre a MPD Engenharia, acesse www.mpd.com.br. Agora, para saber mais sobre a SPBR Arquitetos e o projeto do Hospital de Urgência de São Bernardo do Campo, acesse www.spbr.arq.br/project/1409/.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.