Em sua flagship de Chicago, no bairro de Fulton Market, a exposição MillerKnoll Design Days reúne passado, presente e futuro da empresa através de peças de design. Texto: Bruno Henrique Silva | Fotos: Divulgação.
Fundada em 1923 a partir da Michigan Star Furniture Company, a empresa Herman Miller tornou-se em pouco tempo sinônimo de móveis modernos. Hoje, essa marca mantém seu status por meio de mobiliário de interiores, cadeiras de trabalho e soluções para variados problemas. Pensando na contribuição da Herman Miller para a produção de design, MillerKnoll Design Days apresenta em Chicago uma rica pesquisa de design bidimensional que fez sucesso na semana de design de Milão.

Na flagship da empresa, o trajeto da exposição inicia no andar térreo, convidando internos e habitantes da cidade a experimentar a ousadia e rigor da marca. Durante a exposição, a Herman Miller está disponibilizando para venda 500 exemplares da edição limitada do pôster do Eames Soft Pad Group (1970), representando a visão rigorosa que o designer gráfico John Massey trouxe para a comunicação da empresa.
O segundo andar configura-se como um showroom, onde está exposta uma pesquisa sobre o impacto da empresa no setor de saúde. Nesse ambiente podemos encontrar o sistema Co/Struc (1971), de Robert Propst e Jack Kelley, além de produtos clínicos e têxteis.
Ainda no showroom, está exposta a recém-apresentada cadeira Asari, de Naoto Fukasawa, um dos mais proeminentes designers industriais do mundo. Esse nome, que significa “molusco” em japonês, faz parte de uma metáfora que traz formas orgânicas e formato característico ao encosto da cadeira. Asari surgiu como uma solução moderna para arranjos de trabalho remoto e híbrido, que integra espaços de trabalho com espaços de convivência multiuso ao combinar ergonomia e estética. O encosto pode ser encontrado em altura média e alta, além da cadeira estar disponível em oito opções de cores.


A exposição também traz a possibilidade de visualizar a Fuld Nesting Chair, de Stefan Diez. Ainda não lançada, a cadeira configura-se como a primeira cadeira nesting da Herman Miller. Esse design define um novo ponto de referência para cadeiras que se acoplam para armazenamento, de forma que o formato típico de X é substituído por um elegante Y invertido com braços tubulares e um encosto flexível.
A exposição também conta com outros produtos novos como Ambit Workspace Solutions, Passport Work Table, Zeph Chair e vários outros.
