Sexta-Feira, 08 de Dezembro de 2023

HENN assina a House of Communication

Em Munique, o projeto para o Grupo Serviceplan reúne 40 agências de comunicação diferentes sob um mesmo teto. Texto: Bruno Henrique Silva | Fotos: © Mark Seelen | Seelen⁺ e HENN.

HENN é um estúdio de arquitetura formado por uma equipe multidisciplinar com arquitetos, designers, engenheiros e pensadores distribuídos por escritórios em Berlim, Munique, Pequim e Xangai. Este estúdio desenvolveu expertise técnica e experiência nos campos de design de espaços de trabalho, educação, ciência, pesquisa, saúde e cultura. Em seus projetos, a equipe se preocupa em capacitar organizações que moldam o futuro com o pensamento de que a arquitetura é um agente ativo na mudança e inovação. A House of Communication, dentre os demais projetos no portfólio da empresa, é o mais recente projeto de interiores de alto padrão.

Esse projeto cria a identidade espacial para os edifícios que reúnem o maior grupo de agências de comunicação inovadoras de propriedade independente. Ao total, três edifícios são conectados por meio de pontes, reunindo 40 agências e 1700 funcionários no iCampus, um novo distrito de inovação desenvolvido pela R&S Immobilienmanagement. A rota principal de circulação pelo conjunto de edifícios é chamada de Innovation Track, na qual os visitantes podem percorrer o primeiro andar de todo o complexo. Para esse amplo projeto, foram incluídos espaços para encontros, alimentação e relaxamento, assim como salas de reunião e ambientes individuais de trabalho.

Os ambientes seguem uma identidade visual desenvolvida pela Serviceplan. Baseada na ideia de um uniforme, ela propôs linhas claras e uma paleta de cores monocromáticas de preto, branco e cinza, de forma a criar uma coerência entre todas as agências. A identidade dos ambientes é marcada pelas peças de mobiliário únicas e superdimensionadas, por exemplo, em um sofá com espaço para comportar 100 pessoas e uma mesa de madeira na cantina capaz de comportar até 80 funcionários. Além disso, a HENN trabalhou com fabricantes locais para desenvolver peças exclusivas, como uma linha completa de móveis  baseados em uma cadeira que era usada pelos departamentos de polícias da Alemanha nos anos de 1950.

No piso dos escritórios, modos de trabalho distintos podem ocorrer de forma simultânea. Os funcionários realizam trabalho de forma física ou virtual sem se importar com o barulho das interações devido ao conceito acústico que inclui paredes absorventes de som, painéis no teto e cortinas pesadas de feltro. Ao redor do perímetro foram criadas áreas mais silenciosas para trabalho concentrado, incluindo cabines e salas para agências individuais.

Nesse complexo de edifícios, o Innovation Track também serve como espaço para eventos e exposições, estando aberto ao público para visitas guiadas de arte e espaços para eventos.

Ficha técnica

Nome do Projeto: House of Communication

Localização: iCampus, Friedenstraße 24, 81671 Munique, Alemanha

Cliente: Service plan Group SE & Co. KG

Início do Projeto: 2018

Final do Projeto: 2022

Área: 40.000 m²

Estações de trabalho: 1.100.

Programa: Espaços de escritório e coworking, restaurante para funcionários, área de conferências, cafeterias, espaço fitness e terraços na cobertura.

Arquitetura: RKW Architektur+, KAAN Architecten e R&S Immobilienmanagement GmbH.

Compartilhar artigo:

Sexta-Feira, 08 de Dezembro de 2023
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752