Quarta-Feira, 30 de Novembro de 2022

HAUTLab assina alameda externa da CASACOR Pernambuco

Jogo de espelhos une arte, gentileza urbana e interatividade no entorno do tradicional Edifício Chanteclair; Mostra segue até o dia 27 de novembro e “Alameda Interativa” é aberta gratuitamente a todo o público. Texto e Fotos: Divulgação.

Um jogo de painéis e arcos espelhados semelhante a um labirinto, que conduz o público a uma experiência interativa e inusitada no entorno de um dos mais imponentes e icônicos prédios do bairro Recife Antigo, o Edifício Chanteclair. É através deste projeto ousado que o HAUTLab – núcleo de inteligência criativa da HAUT Incorporadora Design – marca presença na CASACOR Pernambuco 2022, transformando o único espaço externo da exposição em uma instalação de arte.

Desde a inauguração da mostra, qualquer visitante tem tido acesso à “Alameda Interativa” que ocupa todo o trecho da Rua Vigário Tenório – situada na lateral do tradicional prédio, que reabriu após 20 anos – com pequenas doses de design, arte e gentileza urbana. Trata-se da primeira edição do Artsy Pills, movimento artístico-arquitetônico, idealizado pelo HAUTLab, que inicia uma série de intervenções inspiradas em movimentos artísticos que marcaram a História.

“A ideia foi mimetizar o próprio edifício através de painéis espelhados que seguem o formato de arco das janelas do Chanteclair, em reverência ao seu símbolo histórico. E, desde o início, nosso objetivo era ir além do óbvio, fazendo com que o visitante fosse verdadeiramente impactado pelo entorno”, destaca Júlia Lima, gerente de marketing da HAUT e uma das arquitetas que assina o projeto, junto com Thiago Monteiro – CEO da incorporadora – Bruno Tinoco e Renata Lobo.

A inspiração veio de referências da exposição Serpentine Gallery, em Londres, e da Semana de Design de Milão. “Na dimensão urbana nunca houve instalação parecida. É algo inédito tanto no que diz respeito à CASACOR quanto à própria cidade de Recife. Queríamos uma experiência realmente interativa e subversiva, em que o público pudesse explorar diversos ângulos do local histórico neste jogo de espelhos e diferentes usos do espaço, tirando as pessoas de sua zona de conforto. A verdadeira gentileza urbana precisa desta interação, apropriação e transformação de espaços públicos. É muito mais do que apenas criar ambientes bonitos e agradáveis”, frisa Júlia.

O vermelho “Poppy Red” (pantone), que domina toda o mobiliário, traz ainda a essência da marca HAUTLab e impacta toda a extensão da alameda em uma passarela “instagramável”.

Pílulas artísticas

O respeito à história da local norteou o trabalho do HAUTLab – tanto o edifício quanto à Igreja da Madre, próxima à rua Vigário Tenório, são tombados. “Não queríamos descaracterizar a natureza do espaço. Optamos, então, por uma intervenção que não danificasse ou modificasse o piso. Preservarmos a calçada e trabalhamos a questão do paisagismo a partir de uma passarela sobreposta”, explica a arquiteta.

O conceito de intervenções artísticas já tem se consolidado como marca registrada do núcleo criativo da incorporadora. O Artsy Pills, neste sentido, segue os passos do Artsy SP, hotel galeria inédito que a HAUTLab vai inaugurar na cidade de São Paulo em 2025, com forte pegada de vanguarda. “É um movimento em que queremos difundir essas pílulas artísticas em vários lugares temporariamente, através de pequenas intervenções por cidades e exposições que possam traduzir princípios de gentileza urbana e de arte, propósitos muito fortes em nosso DNA”, ressalta Júlia, acrescentando que a ideia é levar parte do Artsy Pills para outros empreendimentos da HAUT.

A CASACOR PE segue até o dia 27 de novembro e a HAUT pretende ainda realizar ações na instalação. Estão previstos desfiles de moda e palestras com arquitetos e profissionais renomados no espaço. Lembrando que a Alameda Interativa é aberta gratuitamente a todo o público.

Compartilhar artigo:

Quarta-Feira, 30 de Novembro de 2022
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752