Habitação popular: retratos e diagnósticos
nas comunidades antes e depois da Covid-19

Professores Alessandra Prata (AUT) e Gustavo Curcio (AUP) coordenarão evento no CIRCUITO URBANO 2020 — da ONU-Habitat em 30 de outubro
WhatsApp Image 2020-10-20 at 10.43.39

Para promover o debate sobre os temas do Outubro Urbano de cada ano em todo o Brasil, o escritório do ONU-Habitat no Brasil criou, em 2018, o Circuito Urbano: uma iniciativa para apoiar institucionalmente e dar visibilidade a eventos organizados por diversos atores.
Em 2020, a 3ª edição do Circuito Urbano será realizada de forma totalmente virtual, com eventos online ao vivo ou gravados com alta resolução e publicados posteriormente, devido às restrições impostas pela pandemia da COVID-19. Para aproveitar as vantagens da modalidade online e aprofundar o intercâmbio de experiências e conhecimentos, o Circuito Urbano 2020 será realizado em parceria com os escritórios do ONU-Habitat em Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe). Serão organizados eventos conjuntos entre os escritórios do ONU-Habitat e parceiros e a Chamada de Eventos também estará aberta para organizadores de todos esses países.
Dessa forma, o Circuito Urbano 2020 se centrará no tema “Cidades Pós-COVID-19: Diálogos entre o Brasil e a África lusófona”. Baseado nos temas do Dia Mundial do Habitat e no Dia Mundial das Cidades, os eventos poderão abordar dois subtemas: “Habitação para todas e todos: um futuro urbano melhor” e “Valorizando nossas comunidades e cidades”.
O evento promoverá a reflexão de moradores de comunidades sobre o espaço em que vivem e será dividido em 3 blocos de 60 minutos cada, transmitidos ao vivo pelo canal da ONU-Habitat no YouTube. O primeiro, uma roda de conversa entre pesquisadores da habitação popular, debaterá questões relativas ao conforto ambiental e à percepção dos aspectos da vulnerabilidade evidenciados pela pandemia. O segundo bloco será uma oficina de fotografia que dará instrumentos para que o público faça registros fotográficos de suas próprias casas em tempo real e alimente uma galeria virtual colaborativa. A narrativa visual gerada será dirigida. Os temas para a captura de imagem terão como foco aspectos ligados ao conforto térmico e ambiental das habitações, em recortes específicos sobre calor, vento, ruído, iluminação e uso de ar-condicionado. No terceiro bloco, será feito o upload das imagens na plataforma ArqXP.com para a criação do registro e envio de feedback da equipe para a melhoria do conforto das habitações.

Participarão do evento:

Prof. Dr. Gustavo Curcio (AUP)

Arquiteto e Urbanista, Mestre e Doutor pela FAUUSP. Docente da FAUUSP e pesquisador do LabVisual com pós-doutorado em Design de Revistas, integra o GENN – ECAUSP. Pesquisa a Habitação Popular Brasileira sob a óptica do Design. Coordena o ArqXP: experiências inovadoras em construção.

Profa. Dra. Alessandra Prata (AUT)
Arquiteta e Urbanista, Mestre pela UNICAMP e Dra. pela FAUUSP. Docente na FAUUSP, atua no Comitê Plea Chapter LAC/Latin America and the Caribbean e no Núcleo USP Cidades. Advisor no SB ArchTech-LABAUT/ASHRAE. Coordena o projeto “Elas por elas: Universidade pela Comunidade na busca de ações efetivas nos espaços de vivência – construção de uma plataforma digital interativa” – Ciência Cidadã/PRP-USP.

Profa. Dra. Joana Gonçalves

Arquiteta e Urbanista pela UFRJ, Mestre pela AA Graduate School e Dra. pela FAUUSP. Orientadora dos programas de pós-graduação Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP e Architecture and Environmental Design, School of Architecture and Cities, University of Westminster, Londres. Professora da Architectural Association School of Architecture, Environmental Technical Studies, Londres.

Prof. Dr. Eduardo Pizarro

Arquiteto e Urbanista, Mestre e Doutor pela FAUUSP. Professor da Universidade São Judas. Pizarro é Embaixador do LafargeHolcim Awards e já desenvolveu pesquisa na Architectural Association Graduate School, em Londres, e na ETH, em Zurique. Ganhador de prêmios como o Jovem Cientista (Brasília, 2012) e o LafargeHolcim Forum Student Poster Competition. (Detroit, 2016).

Profa. Ms. Patrícia Paixão

Arquiteta e Urbanista, MSc in Renewable Energy and Architecture na University of Nottingham (Inglaterra), Doutoranda FAUUSP. Professora da Universidade Santa Úrsula (USU), na área de Conforto Ambiental. Orientadora de alunos da graduação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USU.

Arquiteto Gustavo Diegues

Arquiteto e urbanista graduado pelo Centro Universitário FIAM FAAM. É mestrando em Tecnologia da Arquitetura pela FAU USP, na linha de conforto ambiental, eficiência energética e ergonomia. Desenvolve pesquisa sobre desempenho ambiental em favelas. É coordenador de mapeamento do TETO São Paulo, com domínio do software QGis.