Domingo, 26 de Setembro de 2021

Geometria e recortes

O processo de design e construção ocorreram durante a pandemia, tendo sido todo gerenciado remotamente e, como resultado, a equipe nunca foi capaz de visitar e experimentar o local fisicamente. Texto: divulgação Linka. Fotos por Studio Flusser.

O apartamento de volumes escalonados é um projeto de reforma em Praga, República Tcheca, feito pela equipe do Alepreda Architecture. Com 80m², o apartamento originalmente tinha apenas um quarto e dois banheiros que abriam-se desajeitadamente para um grande vestíbulo. A unidade estava em completo mau estado de conservação e carecia de sistemas e acessórios modernos. Além disso, o cliente queria adicionar um quarto de estudo / hóspedes para trabalho remoto e tinha um orçamento apertado.

A solução trouxe uma arquitetura lúdica específica do local, implantando “elementos inseridos” para abrigar novos programas, modificou a circulação, reutilizou elementos existentes (por exemplo, portas e piso) sempre que possível e introduziu aberturas internas para trazer luz para espaços mais escuros.

“Todas as soluções precisavam ser simples, funcionais e econômicas. Em primeiro lugar, reorganizamos o programa mudando a posição da cozinha para o sul para liberar as janelas para o novo escritório.” A nova cozinha é compacta, mas funcional e recebe luz natural de uma janela interna com vista para o novo escritório / quarto de hóspedes. Uma abertura elevada e escalonada liga a sala de estar à cozinha, trazendo ainda mais luz e equilibrando a altura das aberturas. Os armários simples da Ikea são elevados por um backsplash feito à mão e piso palladiana – uma dica da herança italiana do estúdio de arquitetura.

O foyer de grandes dimensões foi reduzido com a introdução de um volume escultural em degraus que abriga um closet e cria uma soleira para o quarto principal. Aqui, outro volume escalonado abriga um banheiro privativo que recebe luz natural de uma janela redonda, cuja altura é ajustada para se alinhar com a cabeça de quem toma banho.

A razão para usar uma geometria escalonada para esses “elementos inseridos” é dupla. Visualmente, os degraus diferenciam os novos volumes da malha existente. Pragmaticamente, as prateleiras formadas fornecem espaço para mostrar objetos ou para armazenamento adicional. O uso de cores reforça a distinção entre geometrias existentes e inseridas, que são deixadas em branco.

A paleta de cores e materiais para os espaços principais é propositalmente neutra. O piso de madeira de carvalho existente foi lixado e restaurado. O foyer exigia um novo piso de madeira, que foi instalado em ângulo para diferenciá-lo do histórico parquet em espinha. O interior de espaços menores, como lavabo, banheiro e cozinha, é mais lúdico e usa armários coloridos, azulejos, rejuntes e tintas para dar a cada pequeno espaço seu próprio caráter.

O apartamento é escassamente mobiliado atendendo à sensibilidade minimalista do cliente. Vários dos móveis são peças tradicionais checas, como o rack, com design vintage e as cadeiras de metal e madeira compensada ao redor da mesa de jantar, com um design tcheco convencional encontrado em escolas de todo o país. 

Confira alguns desenhos do projeto:

  

Ficha Técnica

Arquitetura: alepreda architecture
Equipe: Alessandro Preda e Nicola Brasetti
Conclusão: 2021
Área: 73 m²
Estrutura: Tomáš Novotný [Novostat]
Construção: EuroEdil
Fotografias: Studio Flusser

Compartilhar artigo:

Share on pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assessoria de Imprensa | DC33 Comunicação
Bianca Benfatti press@dc33.com.br
Glaucia Ferreira coordenacao@dc33.com.br
Danilo Costa danilo@dc33.com.br
Phone: (11) 3129-4382
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao

Parceiros

2021 © Copyright – ArqXP – content | business | travel
Domingo, 26 de Setembro de 2021
ArQXP – Experiências Inovadoras em Construção | Alameda Lorena, 800 | Cj. 602 CEP 01424-000 Tel.: 55 (11) 2619.0752