Content

Fora da curva da coleção

Foster + Partners e Gilles & Boissier projetam complexo para Dorchester Collection e Omniyat em Dubai. Terraços-jardins conectam seis volumes de vidro que integram o empreendimento.

Fundada em 2005, a Omniyat possui um histórico de entrega com portfólio de desenvolvimento de mais de US$ 6,2 bilhões. A Dorchester Collection — coleção de hotéis icônicos reconhecidos por programas de retrofit em edifícios históricos — chega a Dubai com um projeto às margens do canal do emirado. Com o empreendimento, rompe com um modelo de atualização de construções históricas para lançar-se de forma inédita na construção de um hotel desde a fundação.

Mahdi Amjad, CEO e presidente executivo da Omniyat, explica: “A Omniyat é uma empresa importante no desenvolvimento de estilo de vida e hospitalidade sob medida na região, e essa parceria com a Dorchester Collection é outra afirmação sobre como nos diferenciamos. Buscamos autenticidade por meio de nossos projetos que contribuem para o horizonte de Dubai e só fazemos parceria com marcas estabelecidas que compartilham nossa paixão e entusiasmo por criar desenvolvimentos exclusivos. Queremos alimentar experiências inesquecíveis por meio de nossos projetos e não poderíamos encontrar um parceiro mais adequado do que a coleção Dorchester”.

O BSB Group é responsável pelo gerenciamento do projeto, além de implementar o fluxo de trabalho 100% BIM — Building Information Modelling —, do conceito à conclusão, para garantir um programa de construção eficiente. Esses são componentes integrais da abordagem da BSBG à Lead Consultancy e, como confirma comunicado de imprensa da Omniyat, a execução das etapas está dentro do cronograma previsto.

Gerard Evenden, diretor de estúdio da Foster + Partners, em entrevista ao portal Architect of Middle East, afirmou: “A Omniyat, desde o início da idealização do empreendimento, esteve focada no design”.  Segundo Evenden, o CEO da Omniyat colocou o design vanguardista como ponto fundamental do projeto:  “A marca vê e reconhece o valor do design de excelência. Isso pode ser visto nos edifícios [Omniyat]”.

O complexo de edifícios, que pode ser interpretado como um único arranha-céu ou um conjunto de seis volumes, terá terraços suspensos (que conectam os seis edifícios), posicionados estrategicamente para amplificar o sombreamento e impedir a luz direta. 

Dorchester Collection

Além do The Dorchester, histórico hotel londrino, a Dorchester Collection é proprietária e gerencia hotéis no mundo todo, incluindo o 45 Park Lane, em Londres, Coworth Park, em Ascot, Le Meurice e Hôtel Plaza Athénée, em Paris, Hotel Principe di Savoia, em Milão, Hotel Eden, em Roma, e The Beverly Hills Hotel e Hotel Bel-Air, em Los Angeles. 

Gilles & Boissier

Os mercados internacionais correspondem a 70% do volume de negócios da Gilles & Boissier. Conduzido por Dorothée Boissier e Patrick Gilles, o estúdio tem como objetivo “representar a arte de viver à francesa por meio de uma colaboração criativa, complexa e envolvente”. Dorothée e Patrick desejam manter uma empresa do tamanho humano, a fim de oferecer um serviço personalizado: da concepção até o produto acabado, cada empreendimento requer uma reflexão estratégica minuciosa sobre a marca, seu conceito, a escolha do material e o design de móveis. 

Design

Foster + Partners e Gilles & Boissier são responsáveis, respectivamente, pela arquitetura e design de interiores, que incluirá 39 apartamentos e o hotel.  A Omniyat recentemente garantiu um financiamento de 150 milhões de AED do Mashreq Bank para concluir o layout interno e a manutenção da estrutura do edifício do hotel ME Dubai, outro icônico edifício erguido pela companhia, idealizado por Zaha Hadid. A propriedade deve ser inaugurada até o final do ano. 

Dubai se prepara para a Expo 2020, e o aumento na oferta está diminuindo a lucratividade nos hotéis existentes. A “Estratégia de Turismo” revisada do emirado pretende atrair de 21 a 23 milhões de visitantes até 2022 e de 23 a 25 milhões de visitantes até 2025, de modo que a demanda por quartos de hotel pode aumentar.

Christopher Cowdray, CEO da Dorchester Collection, reafirmou recentemente os resultados da sociedade: “Nós estamos encantados com a parceria com a Omniyat e sua reputação global de designexcepcional. Esse é nosso primeiro hotel e complexo de residências no Oriente Médio, e esperamos trazer nosso estilo distinto de hospitalidade para a região.”  

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.